O presidente eleito senhor Jair Messias Bolsonaro 'propôs': 1 - acabar com a corrupção; 2 - pôr fim à violência; 3 - não praticar o tradicional, “toma lá, dá cá”; e 4 - depois de eleito chama para a “união do povo brasileiro”. São quatro coisas importantes e necessárias, Porém, como diz o dito popular, sua excelência, “tá por fora é um eito”... Ou ele falou brincando ou não sabe, minimamente, fazer análise de realidade social. Vejamos!
1) “Acabar com a corrupção” – ela é um mal desnecessário, construída ao longo dos 500 anos de história, virou endemia, atingindo percentual elevadíssimo da sociedade, mesmo ela tendo maior visibilidade entre uma parte dos que são do meio da política partidária e institucional!... Se fosse fazer tudo que precisa e pode ser feito nesse sentido, precisaria de quatro décadas ou mais, não para acabar, mas para diminuir muito os hábitos relacionados com o desvio de dinheiro público e da conduta humana... É bom lembrar, que nas Américas, só Cuba socialista e curiosamente o Canadá capitalista conseguiram bons resultados nesse combate.
2) “Findar à violência” – todos os tipos de Violências: física e verbal, são reflexo da ausência do Estado, e/ou dos atos ineficientes de quem o criou e o formatou, ferindo em cheio o convívio e as relações sociais. Nunca, em nenhum país, se acabou com a violência armando a população ou simplesmente matando pessoas!... Três coisas são necessárias e indispensáveis ao combate à violência: Primeiro, a Educação Pública com estrutura adequada, método avançado, profissionais qualificados e acessível a todas as pessoas; Segundo, a execução de Projetos, Programas Sociais e Servi&cc edil;os Públicos básicos, valorizando os direitos individuais e coletivos em seus diversos setores das Políticas Públicas; Terceiro, querendo fazer isso, levaria décadas e gerações, pois não se constrói, nem desconstrói uma cultura tão antiga e secular em apenas quatro anos de uma Gestão Federal...
3) Não praticar o “toma lá, dá cá” da política tradicional - O Sistema Político do Brasil, tem a sua formatação histórica baseada na prática de uma direita política fisiologista, corporativa e egoísta. Sem "acordo pessoal e partidário”, com vantagens pessoais e partidárias fora da lei, não há condição de governo formar a maioria no Congresso Nacional necessária à chamada “governabilidade”. A formação do novo governo, começou com figuras da “extrema direita” e será concluída nesse alinhamento, com face conservadora de "extrema direita". Tal Sis tema Político, para ser mudado, positivamente, precisa de pelo menos quatro décadas com todas às ações necessárias (além das desnecessárias prometidas)...
4) “À união do povo brasileiro” – É impossível unir uma nação ou conquistar o respeito dela, depois de alimentar, publicamente, preconceitos que historicamente sempre vitimaram esse povo... Simular, em palanque, o assassinato dos seus opositores ideológicos... Agredir levianamente o candidato com quem disputou o segundo turno da eleição... Mostrar-se com pouco equilíbrio emocional... Demonstrando medo de debater as coisas fundamentais... São muitas as mostras de despreparo para dirigir uma nação.
Grandes e expressivos jornais de países do chamado “Primeiro mundo”: França; Portugal; Espanha; Inglaterra; Estados Unidos, divulgaram a vitória eleitoral de um candidato, mas denunciando ser ele “extrema direita”, como um mal para o Brasil. Se o voto o elegeu devemos respeitar. É a democracia que temos, mas, haveremos de ficar vigilantes porque o perfil ideológico da corrente política que elegeu Jair Bolsonaro é abertamente antidemocrática, racista, incivilizada, agressiva e insultante. Porém, afinal de conta, eles venceram a disputa final. Só não se deve negar, que tal política é comprometida com a priorização do interess e personalista do Mercado, dos Industriais e Banqueiros sonegadores de impostos, dos Latifundiários que inclusive destroem a Amazônia, etc. É uma corrente política, claramente adversária do Social.
Laurenço Aguiar – Ligado na Conjuntura.
11 comentários
17 de Nov / 2018 às 05h40
Se durante a corrida eleitoral os simpatizantes encontravam uma pista reta onde corriam de olhos vendados, guiados por pastores e fake news, agora, depois do resultado e já com olhos descobertos encontram curvas sinuosas e cheias de obstáculos. Se a simpatia com Temer é um tapa na cara dos que relutaram em acreditar na congruência de ideais e idéias entre os dois. A sangria provocada na saúde, de forma direta, é uma verdadeira punhalada nas costas daqueles que foram doutrinados e guiados para a beira do precipício.
17 de Nov / 2018 às 05h46
Dizem que ele ja arrumou emprego para Temir não ser preso na embaixada da Itália? e Temir vai colocar todos amigos em Brasília. O Brasil ta lascado na mão de larápios TemirBozonariosCunhas. Brasília cheia de bandidos e a TV protegendo porque ta comendo bilhões
17 de Nov / 2018 às 05h51
Sempre valorizei meus professores. O professor preparado educado competente bonito perdeu e o torturador militar despreparado esquisito incompetente 171 ganhou. Gracas a Deus temos blog para falar a verdade
17 de Nov / 2018 às 05h54
Texto verdadeiro. Ótima leitura. Bozonaro há muito tempo devia ta na cadeia. Mas acredito na justiça. TemirJudas seu comparsa em janeiro na cadeia
17 de Nov / 2018 às 10h22
Acabou a mamata, vcs deveriam ir para democracia da Venezuela e Cuba. Vão procurar lavagem de roupa.
17 de Nov / 2018 às 11h37
ENFIM, ADEPTOS DA IDEOLOGIA SOCIAL, TAL COMO OTONIEL GONDIM, SE MANIFESTAM EM EXEMPLARES ARTIGOS. PARABÉNS, AMIGO.
17 de Nov / 2018 às 12h05
Nem assumiu e já é o melhor presidente da historia
17 de Nov / 2018 às 22h44
Quem não te conhece que te compre, comunista de IPhone. Ficou quietinho, usufruindo o cargo que lhe deram na prefeitura, e agora resolver dar as caras para defender os corruPTos. Chegou tarde. O povo brasileiro não quer vocês.
18 de Nov / 2018 às 09h38
Mais um comunista de grife, que se acomodou no cargo com status de secretário. É isso que os diabos vermelhos querem - que o povo se exploda. Eles fazem das minorias, as maiorias, empobrecendo o país e acabando com a família, base de toda sociedade cristã.
18 de Nov / 2018 às 12h45
Laurenço Aguiar você fala em 500 anos de história e esquece os 16 e que o PT entrou no poder com o mesmo discurso e que desde sua origem vem colocando o povo um contra o outro e dividindo o país, entre empregados e trabalhadores, pobres e ricos, pretos e brancos, homens e mulheres, índios e brasileiros, isso é fato que a história conta também, e que vocês querem negar. Pare de falar de problemas secundários desviando o foco da atenção e vá para a raiz do problema, que não são os portugueses, é o próprio brasileiro que não sabe assumir os seus erros e culpa de pois os Estado e os políticos.
18 de Nov / 2018 às 19h48
Parabéns Laurenço pelo Texto e pela perfeita leitura dos fatos. Gostei e concordo com o trecho onde está escrito: " Ou ele falou brincando, ou não sabe, minimamente, fazer análise de realidade social". Acredito muito na parte final da frase. Quem nunca governou uma "bodega" não vai ter sensibilidade e capacidade de Governar um país tão torto como o nosso .