ARTIGO - UM OLHAR PARA A CIDADE DE JUAZEIRO

Jair Bolsonaro será o 38º presidente da República Federativa do Brasil. Naquele domingo, dia 28 de outubro, as ruas se coloriram de manifestações em verde e amarelo, cornetas soaram e fogos iluminaram as orlas. É para tanto? A comemoração foi justa! Sabemos muito bem o quanto lutamos para destronar o império da mediocridade, tirania e corrupção sistêmica do PT e sua gangue socialista, populista e "cleptocrática." Depois de aturá-los, com redobrada paciência, seduzindo os incautos e degradando a dignidade nacional, obtivemos uma primeira grande vitória com o impeachment de Dilma Rousseff. Agora, conseguimos impedir que reassumissem o controle do Poder Executivo, derrotando-os por respeitável margem em uma eleição geral. Essas vitórias, de fato, são do povo brasileiro.

Foi uma "revolução conservadora" e diga-se, uma "revolução pelo voto", de ideias liberais do povo brasileiro. Foi também mérito do trabalho de formiguinha que instituições como o MBL, Movimento Vem Pra Rua, COMITÊ 9840 aqui de Juazeiro-BA na pessoa de David Lima e de outros movimentos populares. Bolsonaro, um candidato sem dinheiro, sem máquina partidária e absolutamente improvável, conquistou o que, em seus sete mandatos como deputado, não era sequer um sonho distante. O Legislativo e os governos estaduais apresentaram renovação maior que a prevista com a posse de representantes impulsionados pela ascensão das ideias da chamada "Nova Direita" nas mídias alternativas e pela influência pessoal de cada liderança em sua região.

Passado isso agora devemos olhar para nossa cidade Juazeiro-BA:

Em 2020 teremos uma nova Eleição para prefeitos e vereadores. E de certo observamos que nossos munícipes não andam nada satisfeitos com nossos atuais representantes. Infelizmente não temos aqui uma OPOSIÇÃO à altura de nossos anseios e necessidades. Político não se cultua, não se idolatra, se cobra e fiscaliza. É preciso retirar das mentes de nossa gente humilde essa falsa ideia de que político é um "bicho papão", que mata e come quem ousar discordar de seus atos e pensamentos. Antes de tudo, o político é um funcionário do povo, somos nós quem pagamos mensalmente seus salários e isso é a Democracia. Não existe discurso de um lado só, como vemos aqui em nossa cidade onde uma falsa maioria abaixa a cabeça e apoia a troco de benesses certos desmandos do executivo.

Vemos hoje um povo arrependido pelas escolhas que fizeram. Quando um político erra, devemos criticar e questionar deixando clara a nossa posição. Se acertar, apoiemos. É simples assim! E isso foi comprovado nessa última eleição onde a maioria dos políticos empepinados pela Justiça não conseguiram se reeleger. O povo os demitiu por "justa causa!" É esse o recado que devemos dar nas próximas eleições de 2020, execrar de vez aqueles que se aproveitam do erário público e nada fazem pelo povo. Onde estavam os nobres vereadores enquanto o SAMU estava sendo sucateado há meses? Somente um se levantou à tribuna para denunciar e vimos o vídeo dele nas redes sociais! A coisa ficou tão insustentável que foi preciso (lamentavelmente) pessoas morrerem por um atendimento falho desse serviço, ao ponto de um dos funcionários botar a boca no trombone aqui nesse Blog­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­.

Eu costumo dizer que o fato de várias pessoas participarem dos mesmos vícios não os transforma em virtudes!

Mesmo assim, sobretudo, saibamos fazer oposição ao que estiver errado com inteligência. Faço esse alerta porque o "lulo-petismo" e a extrema esquerda juazeirense da mesma forma que tentarão transformar o governo Bolsonaro num Inferno, serão também implacáveis em desqualificar aqueles que, com bom grado, querem fazer a diferença em nossa cidade. A governabilidade hoje tem boas perspectivas, mas haverá sempre dificuldades e, mesmo que Bolsonaro colecione mais acertos do que erros, eles tentarão atrapalhar e farão um grande escarcéu a respeito de detalhes meramente retóricos, como sempre fazem, para impedir transformações que ameacem seus projetos de poder. E isso vai acontecer na nossa cidade também. Querem apostar?

A luta está apenas começando. Saibamos o lugar que compete a cada um de nós no encalço dos nossos melhores propósitos. Não podemos mais dar lugar ao "velho jeito de se fazer política" aqui em Juazeiro! Não podemos mais insistir nesses mesmos candidatos que comprovadamente nada fizeram por nossa cidade fora da eleição até somem. É preciso agora entender que o voto consciente é a arma mais eficaz para combatermos esse mal que ainda nos ameaça.  O povo finalmente acordou para a política, onde, essa tomou o lugar da preferência ao futebol nas discussões entre amigos. Os jovens hoje têm um perfil mais idealista que algumas gerações passadas. Os adultos finalmente voltam a sonhar com um país mais justo e meritocrático às gerações futuras. Sigam esse fluxo Gente Amiga! Vale à pena lutar.

ERRY JUSTO

Radialista e Jornalista