Roberto Malvezzi (Gogó)
O Código dos Direitos Humanos foi proclamado pela ONU logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1948. Vinha logo após as atrocidades dos nazistas. Sua finalidade principal era "defender o indivíduo das arbitrariedades do Estado". Essa sempre será a regra número um dos direitos humanos do ponto de vista da sociedade civil. Depois os direitos humanos serão alargados em tratados e novas conquistas, como os Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. (DHESCAS)
Um dos pilares dos direitos humanos é que eles são "indivisíveis e universais", isto é, extensíveis a todas as pessoas. No Brasil a defesa dos direitos humanos ficou associada à defesa dos criminosos e seus crimes por intenções ideológicas de seus adversários. Sim, quando estão sob responsabilidade do Estado, os criminosos também têm direitos, mas simplesmente porque são pessoas humanas e não por serem criminosos. São as regras jurídicas que definem esses direitos e o Estado tem que respeitá-las.
Aos poucos, nos meios avessos aos direitos humanos - e aos seus militantes -, começa a ganhar força a expressão restritiva "humanos direitos" para se contrapor à sua universalidade. Há um grupo de artistas brasileiros que tem um movimento chamado "Humanos Direitos", mas eles são defensores dos direitos humanos.
Restringir os direitos humanos aos chamados humanos direitos é um jogo ideológico perigoso, que gera exclusões e abre brechas para os mais diversos linchamentos. A finalidade é abrir brecha para a eliminação pura e simples daqueles que não são considerados seres humanos direitos.
A Igreja Católica considera todos os seres humanos portadores de direitos inalienáveis, pelo simples fato de serem pessoas humanas. É que a Igreja dá aos direitos humanos uma dimensão teológica, isto é, fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, portanto, é o próprio Deus que concedeu a cada ser humano sua dignidade inalienável. A Igreja defende a pessoa, não seus crimes. Quem os comete, deve pagar por eles.
Quando se relativiza a defesa dos direitos humanos aos humanos direitos, na verdade está relativizado o princípio fundamental de sua universalidade e indivisibilidade, a começar pelo direito de existir.
Os tempos são sombrios e a fala dos eleitos, desde o processo eleitoral, leva à concepção que os direitos humanos são apenas um privilégio dos que já são privilegiados.
8 comentários
12 de Nov / 2018 às 15h06
Dois em cada três brasileiros acham que 'direitos humanos defendem mais os bandidos', diz pesquisa da BBC BRASIL. Ou seja, a maioria (56%) disse que "os bandidos" são os maiores beneficiados pelos direitos humanos. Outros 9% responderam "os mais ricos" e só 9% citaram "toda a sociedade brasileira". Resta agora o autor do texto acima responder uma pergunta: “Aonde os DH falharam?”
12 de Nov / 2018 às 15h18
Tanto Gogó como Otoniel Gondim são esquerdistas nato. E muito bons pensadores. A diferença é que enquanto Gogó é católico fervoroso, o Otoniel é ateu convicto. parece piada de lulista, mas, é a pura verdade. Otoniel Gondim vem hoje ao Blog, Geraldo José? Tomara. Abraços a todos do Blog do Povo.
12 de Nov / 2018 às 15h20
Muito bom. Os eleitos são perversos e nem ligam para direitos humanos, apenas para militarismo e seus bolsos cheios.
12 de Nov / 2018 às 17h14
Texto maravilhoso. Saudades de Lula e Dilma que a gente podia xingar los mesmo sem provas e sem razão. Na época de Lula o salário mínimo subia mais que o salário das autoridades. Trabalhadores eram respeitados. Hoje TemirBosunaruGedeuCunha juntos para enganar os cristãos
12 de Nov / 2018 às 17h15
Há um obstáculo na nomeação do Sr. Moro. Ela parece confirmar as alegações do Partido dos Trabalhadores, de esquerda, de que as razões do juiz ter prendido seu líder e candidato presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva, no início deste ano, eram mais políticas do que judiciais", aponta reportagem deste fim de semana da revista Economist. "Dias antes da eleição, Moro divulgou o depoimento de Antonio Palocci, um ex-ministro do partido, que o incriminou. Consta que Moro já estava conversando com o pessoal de Bolsonaro. Tudo isso prejudica a confiança
12 de Nov / 2018 às 17h45
Este blog eh o melhor do Brasil e Roberto o melhor ser humano e mais inteligente e solidário com o próximo. Bosunaro e Temir só fala em prejudicar os brasileiros.
12 de Nov / 2018 às 22h24
Tirando os comentários fake de esquerdopatas doentios, o que foi implantado no Brasil há 13 anos foi o Direito dos Manos, pela proximidade que a Máfia do PT sempre teve com a bandidagem, afinal de contas, são terroristas que há alguns anos queriam implantar o comunismo à força no país. Roubaram, mataram, raptaram e torturaram muitas pessoas, uma delas até foi esquartejada. Os recém eleitos querem trazer os Humanos Direitos, de quem é honesto, e não de quem é marginal, e ainda é sustentado pelas vitimas. Quanto à igreja, sabemos muito bem o papel que ela desempenha na sociedade.
12 de Nov / 2018 às 22h26
Outra viúva do PT, que se esconde nas Pastorais para doutrinar os miseráveis e mantê-los sob o cajado do Pastor.