Entre as atividades formativas que integram a programação da V edição do Festival Internacional da Sanfona está a realização de três workshops: "Master Class" ministrado pelo Italiano Simone Zanchini, no dia 15/11; "A Importância da Concertina na Música Irlandesa", ministrado pelo irlandês Jason O'Rourke, no dia 16/11 e a "A História da Sanfona e Seus Sotaques", ministrado por Chico Chagas, no dia 17/11.
Os workshops têm como objetivo despertar o interesse e aprofundamento pela sanfona e têm como público alvo músicos e simpatizantes que já dominam ou se interessam em tocar e conhecer o universo do instrumento. Os interessados em participar devem efetuar inscrição no site do Festival (www.festivaldasanfona.com.br ).
De acordo com o diretor geral do Festival, Celso de Carvalho, os Workshops acontecem nos dias 15, 16 e 17 de novembro, em uma das salas multiuso do Centro de Cultura João Gilberto, sempre às 15h.
"Os workshops tem como proposta a exploração das diversas vertentes do instrumento, técnicas, sonoridade, interpretação e troca de conhecimentos entre os participantes, cada um explorando o seu tema", ressalta Celso de Carvalho, acrescentando que "assim como toda a programação do Festival, os workshops também são gratuitos e as inscrições seguem até o horário de início das atividades de cada workshop, os interessados preenchem uma única ficha de inscrição no site e sinalizam as atividades que desejam participar, podendo sinalizar todos os workshops, por serem em dias alternados", acrescenta.
Master Class - Traduzido para o português o título do Workshop seria algo como "Uma aula com um grande mestre". Nele o Italiano Simone Zanchini, considerado atualmente um dos acordeonista mais interessantes e inovadores na cena internacional, por atribuir ao instrumento uma roupagem incomum e pessoal, realçando e ampliando o timbre e as possibilidades expressivas do mesmo, vai abordar técnicas, sonoridade e dicas de estudo do acordeon.
A Importância da Concertina na Música Irlandesa - A proposta do Workshop que será ministrado por Jason O'Rourkerenomado instrumentista irlandês com trabalhos aclamados pela crítica por refletirem um estilo particular de tocar concertina que o mesmo desenvolveu, com base no estilo rítmico da música tradicional no Norte da Irlanda, e particularmente em Belfast, onde ele mora; vai tratar da música irlandesa tradicional e da história da concertina e sua importância para aquela cultura.
O Workshop que será ministrado pelo acordeonista, pianista, compositor e produtor acreano Chico Chagas, citado na revista europeia ''Accordion Magazine'' como um dos grandes nomes do acordeon mundial, tem como proposta ser uma grande aula sobre a história da Sanfona e demonstração dos diversos sotaques que o instrumento tem no Brasil e no mundo, uma aula riquíssima e imperdível para os amantes ou até mesmo simpatizantes do instrumento.
O Festival Internacional da Sanfona é uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda, conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia via Fundo de Cultura, através do Edital de Eventos Calendarizados 2016, e apoio institucional da Convocatória Ocupe Seu Espaço, ambos da Secretaria de Cultura da Bahia.
PROGRAMAÇÃO ABERTURA OFICIAL - Quarta (14/11), 19h.
Jan Session com Targino Gondim, Quinteto Sanfônico do Brasil, Chico Chagas e Mahatma Costa
Foyer do Centro de Cultura João Gilberto
OFICINA MUSICAL - Quinta (15/11) a Sexta (16/11), 9h às 13h.
Oficina de sanfona 120 baixos, com EDGLEI MIGUEL, professor da A SANFONADA de Campina Grande-PB.
Sala Multiuso do Centro de Cultura João Gilberto
WORKSHOPS
Quinta (15/11), 15h.
Simone Zanchini (Master Class)
Sala Multiuso do Centro de Cultura João Gilberto
Sexta (16/11), 15h.
Jason O'Rourke (A concertina tradicional irlandesa)
Sala Multiuso do Centro de Cultura João Gilberto
Sábado (17/11), 15h.
Chico Chagas (A história do acordeom e seus sotaques)
Sala Multiuso do Centro de Cultura João Gilberto
JAM SANFONA SESSIONS - Quarta (14/11) a Sexta (16/11), a partir das 17h.
Programa especial em 16/11, com o Show "Casa de Ferreira", de Junior Ferreira (DF)
Foyer do Centro de Cultura João Gilberto
SHOWS: A partir das 20h, Arena do Centro de Cultura João Gilberto
Quinta(15/11): Edglei Miguel (PB) Mahatma Costa (PE) Simone Zanchini (Itália) Daniel Itabaiana (BA)
Sexta(16/11): Silas França (BA) Chico Chagas (AC) Participação especial de Junior Ferreira (DF) Jason O'Rourke (Irlanda do Norte)
Sábado(17/11): Targino Gondim (BA), Quinteto Sanfônico do Brasil, Maryanne Francescon (PR), Chico Chagas (AC), Mestrinho (SE)
Ascom Gardennia Garibalde
5 comentários
08 de Nov / 2018 às 08h43
Parabéns á equipe organizadora. A prefeitura não deu um vintém, pois, discriminam politicamente o sanfoneiro e criador-curador desse grandioso projeto, Targino Gondim. Tudo isso, por que Targino Gondim saiu fortalecidíssimo para disputar a prefeitura da cidade. parabéns, Targino!
08 de Nov / 2018 às 08h58
GRANDIOSO, MAGISTRAL. UM EVENTO QUE DISPUTA ENTRE OS MELHORES DO PAÍS. ENQUANTO ISSO, A PREFEITURA DE JUAZEIRO, VIA PAULO BOMFIM E ISAAC CARVALHO, MANTÉM UM FESTIVAL EDÉSIO SANTOS PÍFIO, DE PRÊMIOS MEDÍOCRES E SELEÇÕES DUVIDOSAS. QUE DIFERENÇA !!!
08 de Nov / 2018 às 09h59
Belíssimo evento. Colado.
08 de Nov / 2018 às 10h03
Incrível de como uma Festival de tamanha envergadura não tenha sensibilizado o poder público municipal. Vereadores, Secretários, Deputados, Prefeito ... estavam fazendo o que para não derem qualquer ajuda financeira nem logística? Vais para a Prefeitura de Juazeiro e aliados! Palmas para a produção do festival e para o sanfoneiro Targino Gondim !
08 de Nov / 2018 às 10h03
Incrível de como uma Festival de tamanha envergadura não tenha sensibilizado o poder público municipal. Vereadores, Secretários, Deputados, Prefeito ... estavam fazendo o que para não derem qualquer ajuda financeira nem logística? Vais para a Prefeitura de Juazeiro e aliados! Palmas para a produção do festival e para o sanfoneiro Targino Gondim !