Faltar às consultas com especialistas e aos exames médicos marcados através do Sistema Único de Saúde (SUS) traz sérios problemas para o funcionamento do serviço. Em Petrolina, cerca de 40% dos pacientes que realizam marcações, não comparecem aos procedimentos e o alto número de faltosos vem preocupando a gestão municipal, que, desde o ano passado, intensificou o combate à prática.
"Realizamos uma pesquisa para identificar os motivos das ausências e, após o resultado, mudamos a estratégia e começamos a ligar antecipadamente confirmando a presença dos pacientes aos procedimentos, ainda assim, não houve alteração no índice. Além disso, estamos levando os serviços para dentro das comunidades", explicou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.
De acordo com a gestora, no último sábado (27), foi montada uma estrutura, através de uma clinica particular, na Unidade Básica de Saúde do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho- N-8, ofertando exames de ultrassonografia para cerca de 100 mulheres, porém, apesar de confirmadas as presenças, apenas 63 compareceram para a realização do procedimento. "Existem diversos casos de pessoas que faltam a procedimentos grandes, como cirurgias", frisou.
A orientação é que o paciente que estiver impossibilitado de ir aos agendamentos comunique em tempo hábil à unidade de saúde. "Isso permitirá que a equipe de marcação aproveite a vaga para outra pessoa que está aguardando. Outra orientação é que o paciente mantenha sempre o endereço e os telefones atualizados nas unidades", alertou a secretária.
Ascom PMP Cleilma Souza
0 comentários