HDM/IMIP lembra importância dos cuidados com a saúde bucal de crianças e gestantes

Neste Dia Mundial da Saúde Bucal (25.10), o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina chamou à atenção da população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal das crianças e gestantes.

Os pais e responsáveis devem ensinar aos filhos, desde pequenos, a cuidar bem dos dentes, pois esse é um investimento que trará benefícios ao longo da vida. Para começar, um bom exemplo é essencial. Atitudes que tornam o hábito da higiene bucal algo mais interessante e divertido também podem funcionar.

Vale lembrar que para que a criança desenvolva dentes resistentes é necessário que ela tenha uma alimentação equilibrada, com boa ingestão de vitaminas, sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.

Os problemas dentais mais comuns nessa faixa etária são as cáries, placas bacterianas, fluorose (problema causado pelo excesso de flúor), perda precoce dos dentes, dentes desalinhados e má oclusão. Por isso, assim como as visitas periódicas ao pediatra, as crianças também devem ser avaliadas pelo dentista de 6 em 6 meses.

Gestantes

A saúde bucal da gestante é tão relevante que uma desatenção pode causar até um parto prematuro. O fato é que o organismo da gestante passa por uma grande variação hormonal e isso promove uma série de importantes alterações relacionadas à cavidade bucal. Dentre elas, a hiposalivação, facilidade de desenvolvimento de gengivite e enjoos que dificultam a higiene bucal.

Essas alterações podem aumentar a incidência de cárie e o desenvolvimento da doença periodontal (doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte e sustentação dos dentes).

A boca é a porta de entrada para muitas doenças e, por isso, necessita ser tratada junto com a saúde geral da mulher. Bons hábitos de higiene bucal e uma alimentação saudável são os pontos de partida para uma gestação segura.

Ascom HDM