O futebol do vale do São Francisco sempre teve um valor muito grande em termos de representatividade na região sanfranciscana desde o saudoso tempo do amadorismo. Em Petrolina, vivem ainda na memória do torcedor os times do PALMEIRAS, AMÉRICA, CAIANO, 1º DE MAIO e outros. Essa emoção não existe mais.
Em Juazeiro, nossa cidade, quem não se recorda dos tradicionais clubes, como VENEZA, OLARIA, CARRANCA, XV DE NOVEMBRO, BARRO VERMELHO, JUVENTUS, AMÉRICA, GRÊMIO, BOTAFOGO (POLÍCIA) e outros também. Ainda bem que a LIGA DESPORTIVA JUAZEIRENSE – LDJ fez renascer essas lembranças, promovendo um campeonato nas noites das terças e sextas-feiras no ADAUTÃO. Que bom.
Aí, veio o futebol profissional com os clubes JUAZEIRO SOCIAL CLUBE e SOCIEDADE DESPORTIVA JUAZEIRENSE. Foi uma maneira de repercutir o nome da nossa cidade pelo Brasil afora. Vivemos muitas emoções vendo times de fora e vibrando com o clássico “JU-JU”, reunindo as torcidas do JUAZEIRO e da JUAZEIRENSE. Era uma festa.
Mas, cadê o “JU-JU”? Foi embora, sumiu, desapareceu?
Não temos mais o grande “JU-JU” com a ausência, com o afastamento do JUAZEIRO, ficou só um “JU”. Esse, o time da JUAZEIRENSE, que vem de um insucesso no “brasileiro” da Série “C”, embora guarda no seu currículo boas conquistas.
O “CANÇÃO DE FOGO”, sua diretoria, esta semana, realiza reuniões importantes, visando uma pré-temporada para o “BAIANÃO”-2019. É evidente, que atravessando a atual crise no país, as dificuldades se acumulam, aumentam.
Existem pessoas, são poucas, por enquanto, que se aproximam do clube para ajudar. A JUAZEIRENSE vai precisar, está precisando, que a comunidade empresarial chegue junto e que as atuais dificuldades financeiras do “CANCÃO” sejam suplantadas e com certeza, entraremos de cabeça erguida no Campeonato Baiano do próximo ano. Agora, pergunto: “CADÊ O JU-JU?” Estamos com saudade.
EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?
9 comentários
24 de Oct / 2018 às 06h58
O América de Petrolina , inicialmente, era uma agremiação literária formada por jovens intelectuais e por pessoas que cultivavam o hábito dos jogos de salão (dama, dominó, gamão...) - considerados como esportes -nos finais de tarde na antiga Petrolina. Daí o ALE desenhado no escudo da agremiação. A transformação de ALE para AFC ocorreu no início da década de 1980 quando um famoso investidor imobiliário criou um programa de sócios que nunca deu certo...e acabou com a história do saudoso ALE !
24 de Oct / 2018 às 07h04
O tradicional rival do América era o Caiano: fundado pelo Coelhos e formado , no início, somente por funcionários das suas indústrias. Coincidentemente era fabricado pelos Coelhos um óleo de caroço de algodão chamado de Caiano ...e o hino do clube possuía uma frase que dizia: "Olhe o Caiano..." mas que quando entoado parecia um "òleo Caiano..." ! Coincidência ? rsrsrsr
24 de Oct / 2018 às 08h06
Saudade do BAPE, o maior torneio do Vale do S. Francisco, tempos bons, quem sabe um dia, os dirigentes de Juazeiro e Petrolina tenham a ideia de promover um mini bape com as equipes do Juazeirense, Juazeiro, Preimeiro de Maio e Petrolina. Acordaria com certeza os torcedores da região.
24 de Oct / 2018 às 12h34
ALE eram as iniciais de América Lítero Esportivo...Lítero de literatura e Esportivo pelos jogos de salão da época !
24 de Oct / 2018 às 12h43
O Náutico possuía sede na Júlio de Melo mas treinava na Areia Branca - era o segundo time da maioria dos petrolinenses; o Palmeiras era do bairro Atrás da Banca (Banca era como se chamava o talude de terra por onde passava o trem antes da construção do Viaduto Barranqueiro, daí o Atrás da Banca) e sempre foi a terceira força do futebol de Petrolina; o Real era do Alto Cheiroso e treinava no antigo campo da Petrovel (o problema era quando a bola caia numa lagoa próxima...rsrsr): os irmãos Dalila e Joãozinho mandavam e desmandavam no time mas eram bons de bolas...
24 de Oct / 2018 às 12h56
Ainda existia o Flamengo da Vila Eduardo - o Menguinho de Osvaldo - Osvaldo da Compesa, folclórico treinador e responsável pelas maiores goleadas sofridas no futebol petrolinense. Era o time de um zagueiro botinador chamado DaRata que marcou muitas canelas de adversários. Famoso nos anos 1980 do século passado...Depois apareceu o Santa Cruz do bairro Gercino Coelho: equipe competente mas sem torcida! O Ferroviário era formado por parentes que trabalhavam na antiga Casas Queiroz e possui um atacante corredor chamado de Capitão que se escalava prontamente...rsrrsrs
24 de Oct / 2018 às 16h39
Cascão, o Palmeiras era considerado o terceiro time de Petrolina, mas tinha na sua equipe o melhor meio de campo da região formado por ( Meus amigos Gilmar Santos e Silva.)
24 de Oct / 2018 às 19h32
Prezado Nonato: Gilmar era um jogador cerebral, domínio fantástico e um meio armador excepcional. Da minha geração, junto com Zé Furina e Eneildo foram os melhores meios-campistas. Desculpe-me mas , no momento, não lembro de Silva! O melhor meio de campo que vi jogar foi o do Caiano formado por MAGO (volante), DANIEL (meia-direita já falecido) e ENEILDO (meia-esquerda)...Outro meio de campo que marcou época no América era MAURICIO CABOCLO, MARCO POLO e ZÉ FURINA e ainda tinha o gênio chamado CARLYLE!
24 de Oct / 2018 às 19h35
Se você for o Nonato que conheço professor de História, quero dizer-lhe que joguei várias vezes contra você antes de sua ida para o time da capital...Você era um ótimo jogador e eu , apenas, muito esforçado! Abraços.