Acontecerá em Juazeiro nos próximos dias 23 e 24 de outubro a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com o tema central ‘Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências’ o evento será realizado no Centro de Cultura João Gilberto através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).
A conferência, que é realizada de 2 em 2 anos, tem como objetivo mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo, consequentemente, as estratégias e ações de enfrentamento às violências.
De acordo com os organizadores, a partir da conferência será possível apontar os desafios a serem enfrentados e definir ações para garantir o pleno acesso das crianças e adolescentes às políticas sociais. “A ideia é formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes, propor ações para a democratização, gestão, fortalecimento e participação de crianças e adolescentes nos espaços de deliberação e controle social das políticas públicas”, afirmou a diretora de Proteção Especial, Fátima Carvalho.
A conferência terá como base os cinco eixos: Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social, prevenção e enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente, orçamento e financiamento das políticas para criança e adolescente, participação, comunicação social, protagonismo de criança e adolescente, e espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Nos dois dias de conferência os participantes poderão propor ações para a garantia e a qualificação da participação e protagonismo de crianças e adolescentes nos diversos espaços, como escola, família, comunidade, políticas públicas, sistema de justiça, conselhos de direitos da criança e do adolescente, dentre outros. A abertura da conferência acontece às 14h no dia 23. No dia 24 o evento continua a partir da 8h.
Fabiana Diniz/SEDES
0 comentários