Crianças e idosos de cerca de cem famílias que ocupam a Vila da Fé, no bairro João de Deus, na zona oeste de Petrolina, estão desalojadas depois da chuva da noite de ontem terça-feira (16). A área fica ao lado de um canal e recebe água de várias fazendas ao redor do bairro. As famílias ocuparam o local há cerca de nove meses, e esperam da prefeitura moradia social.
De acordo com o líder comunitário Carlilson de Oliveira, em setembro passado, funcionários da secretaria de habitação visitaram a ocupação prometendo cadastrar as famílias mas não retornaram. “ O prefeito fez um compromisso aqui, dizendo que ia dá umas casas pra gente. Mas eles disseram que vinham no dia 10 de outubro pra fazer o cadastramento e até agora nada.” Disse Carlilson.
Para o presidente da associação comunitária do João de Deus, as famílias não podem continuar na Vila da Fé. “A providência que tem que ser tomada é o aluguel social. Não tem condições nenhuma deles permanecerem aqui, porque eles vivem cercados de esgotos, fezes, tudo. Nós pedimos de imediato as lonas. É importante a prefeitura se posicionar e tirar essas mais de cem famílias daqui, porque outra chuva que der, vai levar os barracos, e aqui tem gestantes, crianças, deficientes, idosos, vivendo em situação desumana.”, declarou Carlos Diniz, presidente da associação.
A vereadora do PT Cristina Costa, visitou a comunidade na manhã desta quarta-feira(17), e do local, ligou para o secretário de desenvolvimento social e direitos humanos, Jorge Assunção, pedindo ajuda para as famílias. O secretário se comprometeu em enviar à Vila da Fé uma equipe da Defesa Civil para avaliar a situação. A vereadora também fez campanha através de algumas rádios pedindo ajuda da população de Petrolina de doações para as famílias.
“ Eles precisam de roupas, colchões, cobertores e alimentos. A igreja católica do bairro está recebendo as doações a partir das 14h, e a associação vai distribuir com a comunidade. É um momento de solidariedade”. Afirmou a Vereadora.
Ascom Gabinete Cristina Costa
0 comentários