Em alusão ao Outubro Rosa, a Uninassau Petrolina realizará mais uma edição do projeto Faculdade na Comunidade. A ação acontecerá na cidade de Juazeiro, no dia 18 de outubro, no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). O evento é uma parceria entre UNINASSAU, HRJ e Instituto Ivete Sangalo.
Entre 8h e 10h os estudantes e professores da Instituição irão ofertar os seguintes serviços: exame de tipagem sanguínea, alongamento e relaxamento com fisioterapeuta e orientação nutricional com dicas dos alimentos que ajudam no tratamento do câncer de mama.
A equipe de enfermagem do Hospital vai orientar sobre a importância do autoexame das mamas e realizar aferição da pressão arterial e medição da taxa de glicemia. Durante a ação serão distribuídos informativos do Instituto Ivete Sangalo.
A diretora da UNINASSAU, Anna Cristina, destaca que "é muito gratificante contribuir com uma mobilização tão importante como o Outubro Rosa. É preciso atenção e atitudes preventivas contra a doença", disse.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), são estimados para todo o ano de 2018 59.700 novos casos. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.
De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco (idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários) e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.
Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.
Ascom
0 comentários