Produtores rurais do Vale do São Francisco que tenham interesse em crescer e empreender com a cultura da banana podem aprofundar os conhecimentos em oficinas organizadas pelo Sebrae em Juazeiro. As capacitações visam promover diálogos entre o produtor e o especialista na bananicultura.
As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de outubro às 17h30, e os interessados devem procurar o Sebrae em Juazeiro, na Rua Coronel João Evangelista, Centro, para adesão ao Projeto e participação nas oficinas. O produtor que tiver interesse pode se inscrever previamente através do link. As vagas são limitadas e a taxa de inscrição custa R$ 60 por oficina. Para outras informações o telefone do Sebrae é (74) 3612 0827.
No total, serão realizados dez encontros durante o período de dois anos e abordados temas como manejo de bananais de alta produtividade no semiárido; conceitos sobre condução e espaçamentos; fatores limitantes de produção; irrigação e fertirrigação; manejo nutricional e fitossanitário; colheita e pós-colheita; florescimento e maturação; entre outros. As ações integram o projeto Crescer no Campo Fruticultura no Vale do São Francisco, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Centro de Excelência Fruticultura, CNA, FAEB, SENAR, Sindicato do Produtores Rurais, Embrapa Semiárido, CODEVASF, entre outros parceiros.
A primeira oficina será realizada dia 19 de outubro, no Centro de Excelência Fruticultura, no Distrito Industrial de Juazeiro, com o consultor Gabriel Lage, formado em engenharia agronômica, bananicultor, Mestre em produção vegetal no semiárido e MBA em Gestão Empresarial. O especialista vai abordar o manejo de bananais de alta produtividade no semiárido. "A cultura da banana está iniciando na região. Há regiões com diferentes níveis tecnológicos e produtividades diversas. A ideia é apresentar padrões de tratos culturais e consultoria especializada na condução de bananais adequando e potencializando as particularidades da região do Vale do São Francisco", esclarece Gabriel.
O técnico do Sebrae e gestor do projeto, Robério Araújo, esclarece que as oficinas são momentos coletivos em que os produtores de banana, que estão sendo acompanhados pelo Sebrae e parceiros, poderão ter acesso a inovações levadas pelo consultor especialista, "Além disso, poderão trocar experiências e discutir melhorias para a cultura da banana aqui na região", frisou Robério.
Ascom Sebrae Lucilene Santos
0 comentários