As mudanças na Assembleia Legislativa da Bahia para o próximo mandato serão maiores do que alguns especialistas apontavam. Foram eleitos neste domingo (7) 24 novos deputados estaduais, o que configura uma renovação de 38% da casa, que tem 63 membros.
A coligação ‘Força do Trabalho pela Bahia’, de apoio ao governador eleito Rui Costa (PT), foi a que mais elegeu deputados, num total de 37 (58% do total). Dentre os partidos, o PT é o que terá maior bancada, com dez parlamentares. O PSD será o segundo partido com mais deputados, com nove. Na sequência vem o DEM, com sete. O PC do B, também de apoio a Rui Costa, mas que decidiu concorrer sem coligação, acabou elegendo cinco parlamentares.
O próximo mandato da Assembleia Legislativa será majoritariamente masculino. Apenas dez deputadas conseguiram a eleição, ou 15% da casa. Entre elas estará Olívia Santana (PC do B), a primeira mulher negra a ocupar um ponto na casa, com 57 mil votos.
Novidades
A surpresa ficou por conta do desempenho do PSL, partido de Jair Bolsonaro, que saiu de zero para dois deputados estaduais na Bahia: o policial militar Capitão Alden (39 mil votos) e a empresária Talita Oliveira (26 mil votos), que nunca ocuparam um cargo na política, foram os eleitos.
Outros partidos vencedores foram o Patriota, o PHS e o PSOL, que também saíram de zero para um deputado, cada. Este último elegeu o primeiro parlamentar a nível estadual da história do partido na Bahia. O escolhido foi Hilton Coelho, vereador de Salvador.
Os mais votados
O mais votado na Bahia foi João Isidorio (Avante), filho do deputado estadual Pastor Sargento Isidorio (Avante). Aos 26 anos, o cantor e compositor gospel recebeu mais de 110 mil votos. Este será o seu primeiro cargo eletivo. O pai elegeu-se deputado federal, também como mais votado do estado, com 323 mil votos.
Entre os mais votados estão mais quatro jovens herdeiros políticos de antigos deputados estaduais. O mais novo deles é Rogério Andrade Filho (PSD), filho de Rogério Andrade (PSD), que em 2016 elegeu-se prefeito de Santo Antônio de Jesus. O estudante de Direito recebeu mais de 85 mil votos, sendo o sexto do ranking.
Filho de Ângelo Coronel (PSD), ex-presidente da própria Assembleia Legislativa e eleito Senador em 2018, Diego Coronel (PSD) recebeu mais de 99 mil votos, sendo o terceiro do ranking. Aos 34 anos, já havia sido eleito prefeito da cidade de Coração de Maria.
O último ‘herdeiro’ que integrará a bancada do governador Rui Costa é Marcelinho Veiga (PSB), genro do deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Marcelo Nilo (PSB), que elegeu-se deputado federal em 2018. Aos 30 anos, o advogado recebeu 69 mil votos.
Na oposição, a novidade ficará por conta de Laerte do Vando (PSC), filho de Vando (PSC), que em 2016 elegeu-se prefeito de Monte Santo. Aos 25 anos, ele cumpria o segundo mandato como vereador daquela cidade. Acabou com 54 mil votos, 37º do ranking.
CONFIRA A LISTA COM OS 63 DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS:
COLIGAÇÃO: FORÇA DO TRABALHO PELA BAHIA (37 VAGAS)
JOAO ISIDORIO - AVANTE
ROSEMBERG - PT
DIEGO CORONEL - PSD
ZÉ RAIMUNDO - PT
EDUARDO SALLES - PP
ALEX DA PIATÃ - PSD
ALEX LIMA - PSB
ROGÉRIO ANDRADE FILHO - PSD
ADOLFO MENEZES - PSD
IVANA BASTOS - PSD
FÁTIMA NUNES - PT
ROBERTO CARLOS - PDT
JUSMARI - PSD
ANTÔNIO HENRIQUE JR. - PP
ALAN CASTRO - PSD
SAMUEL JUNIOR - PDT
MARCELINHO VEIGA - PSB
EDUARDO ALENCAR - PSD
NELSON LEAL - PP
MARQUINHO VIANA - PSB
ZÉ COCÁ - PP
ROBINSON - PT
VITOR BONFIM - PR
FABIOLA MANSUR - PSB
ROBINHO - PP
MARCELINO GALO - PT
NEUSA CADORE - PT
PAULO RANGEL - PT
EUCLIDES - PDT
MARIA DEL CARMEN - PT
OSNI - PT
ADERBAL CALDAS - PP
NILTINHO - PP
JACÓ - PT
MIRELA MACEDO - PSD
JURANDY OLIVEIRA - PRP
JANIO NATAL - PODE
COLIGAÇÃO: POR UMA BAHIA MELHOR (12 VAGAS)
MARCELL MORAES - PSDB
JOSÉ DE ARIMATEIA - PRB
SANDRO RÉGIS - DEM
JURAILTON SANTOS - PRB
PEDRO TAVARES - DEM
PAULO CÂMARA - PSDB
LEO PRATES - DEM
LUCIANO SIMÕES - DEM
TOM ARAUJO - DEM
TARGINO MACHADO - DEM
DR.DAVID RIOS - PSDB
ALAN SANCHES - DEM
COLIGAÇÃO: PC DO B (5 VAGAS)
DAL - PC DO B
OLIVIA SANTANA - PC DO B
BOBÔ - PC DO B
FABRÍCIO - PC DO B
ZÓ - PC DO B
COLIGAÇÃO: BAHIA LIVRE (3 VAGAS)
LAERTE DO VANDO - PSC
SOLDADO PRISCO - PSC
TUM - PSC
COLIGAÇÃO: RENOVA BAHIA (3 VAGAS)
CAPITAO ALDEN - PSL
TALITA OLIVEIRA - PSL
JUNIOR MUNIZ - PHS
COLIGAÇÃO: REDE PATRIOTA DA BAHIA (1 VAGA)
PASTOR TOM - PATRIOTA
COLIGAÇÃO: PSOL (1 VAGA)
HILTON COELHO - PSOL
COLIGAÇÃO: PRA MUDAR DE VERDADE (1 VAGA)
KATIA OLIVEIRA - MDB
Fonte: Correio da Bahia Foto de arquivo
7 comentários
08 de Oct / 2018 às 07h48
Outra eleição importante para região foi a de Tum, deputado estadual, domicílio eleitoral em Casa Nova. Merece destaque as derrota de Aleluia para deputado federal. Se confirmar os votos de Isaac pela primeira vez essa região estaria bem representada. Joseph pagou caro pelas escolhas que renegando sua história...
08 de Oct / 2018 às 08h10
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." Dr. Rui Barbosa de Oliveira Senado Federal. Rio de Janeiro, DF.
08 de Oct / 2018 às 08h57
CADê OS TOCADORES DE BANDEIRA E O MARQUETEIRO BOLÔ DA XV MAIS DOIS AGORA SUMEM DEPOIS REAPARECEM DA AQUI A DOIS ANOS, TÁ PENSANDO QUE O POVO É BESTA.
08 de Oct / 2018 às 09h00
E ESSE TARGINO VAI TOCAR SUA SAFONA COM OS TOCADORES DE BANDEIRA AGORA DOIS POR CANTOS DA BAHIA
08 de Oct / 2018 às 09h24
É por isto que a Bahia é um dos piores estados do Brasil, Juazeiro e o Estado agradecem por ter contribuido por mais 04 anos de atrasos.
08 de Oct / 2018 às 10h48
Mais uma vez os mesmos ¨gênios¨da lâmpada mágica sendo colocados nas cadeiras da assembleia legislativa, somente para favorecer parentes, agregados e puxa-sacos, e desaparecem! Daqui a quatro anos vão surgir do ¨nada¨ , mostrando propagandas, fotos, isso e aquilo, ludibriando os imbecis, acéfalos e pobres de cobrança que só se alimentam de ilusões criadas por esse dois. Lamentável!
08 de Oct / 2018 às 18h46
Continuamos com um só sem representante - Roberto Carlos - porque Zó e nada é a mesma coisa, só vai servir a ele mesmo essa reeleição para sua conta bancária. Petrolina, ao contrário daqui, fez 5 representantes, 2 federais e 3 estaduais.