A Secretaria Municipal da Saúde realizou nesta quarta-feira (03) a 137ª edição da Caravana da Saúde no bairro Palmares e atendeu 195 moradores. Desde 2016 o município leva atendimentos especializados para as unidades nos bairros, comunidades e distritos de Juazeiro com a finalidade de reduzir a demanda reprimida. A Caravana prestou assistência nas áreas de cardiologia, ginecologia, odontologia, atendimento com Clinico Geral e ainda realizou exames laboratoriais e eletrocardiograma.
Durante a programação da Caravana na unidade do bairro Palmares, os usuários contaram também com o serviço do programa ‘Estação Cidadania’, através de atualização de Cadastro do ‘Bolsa Família, trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES). Moradores de comunidades vizinhas também receberam atendimentos na Unidade.
Seu José Francisco relata que a agente de saúde do bairro avisou na terça-feira (02) sobre o seu encaminhamento para realização do exame e a consulta com a cardiologista, dentro da programação da Caravana e como saúde é prioridade tratou de desmarcar os compromissos que tinha para se cuidar. “Tinha outras coisa para fazer hoje, mas cuidar do coração é essencial. Já fiz meu exame e gostei muito do atendimento do profissional que me atendeu,” diz seu José.
“Aproveitei que a Caravana tem um cardiologista e vim fazer um eletrocardiograma, além de aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia. Fui muito bem atendido e todos os profissionais são excelentes”, pontua o paciente Hermínio da Silva.
A aposentada Rita da Conceição Queiroz também realizou exame de eletrocardiograma e elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe da Caravana da Saúde. “Estou muito satisfeita com o atendimento, com a qualificação dos profissionais e equipamentos utilizados no atendimento,” ressalta Rita.
A coordenadora da Caravana, Dra. Dulce Ribeiro ressalta a importância das ações realizadas. “Nas Unidades Básicas de Saúde são implementados os programas de saúde, de prevenção, atendimento ao pré-natal, às crianças, a hipertensos, diabéticos, com uma visão especial para as doenças infecto contagiosas a exemplo da tuberculose e da hanseníase, sem esquecer de ressaltar as doenças adquiridas por muitos pacientes que poderiam ter sido evitadas, como a hipertensão e a diabetes. Hoje em especial eu retornei à unidade onde comecei meus atendimentos médicos na rede de saúde municipal. Falar e atender a esta comunidade é gratificante”, pontuou.
Débora Sousa/SESAU
0 comentários