O mês de outubro chegou e com ele a campanha de cor rosa que busca a conscientização das mulheres a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Petrolina já inicia a campanha com uma boa notícia: através do programa 'Zero Fila', da plataforma 'Petrolina Cuida', a prefeitura eliminou a fila de espera por mamografias no município.
Somente dentro do programa, foram realizados mais de 3 mil exames em clínicas e hospitais públicos e privados. Entre as ações para resolver o problema da demanda reprimida, foram feitos diversos mutirões, organizados pela gestão municipal, entre eles, as carretas móveis que percorreram alguns bairros, como Gercino Coelho, José e Maria e João de Deus.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, estimam-se cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019. Esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres da região Nordeste. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura.
"Eliminar a fila de espera para esse exame tão importante é muito gratificante. Quando iniciamos a gestão, tínhamos fila de espera desde 2015, e aos poucos fomos conseguindo organizar essa demanda reprimida, mas também atender as novas solicitações que surgiam no dia a dia. É um exame importantíssimo de prevenção, porque caso seja detectado na fase inicial, há 95% de probabilidade de recuperação total do câncer de mama", frisou a secretária de saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.
A mamografia deve ser feita anualmente, principalmente para mulheres com mais de 35 anos. No município, é possível solicitar o exame através de uma consulta com o médico da Unidade Básica de Saúde de referência.
Outubro Rosa Em Petrolina, outras atividades estão programadas para todo o mês de outubro, além de diversas ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde. Os prédios públicos do município também deverão ser iluminados com a cor rosa, uma forma de conscientizar as mulheres para a importância da prevenção ao câncer de mama.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários