Estão sendo realizadas de 24 a 28 de setembro, na Sala do Empreendedor em Juazeiro, capacitações gratuitas sobre metodologia de gestão e educação financeira a empreendedores locais. A ação faz parte do programa Parceiros em Ação/ Caravana Empreendedora, uma realização do Banco Santander, da organização não governamental Aliança Empreendedora e da consultoria Accenture e conta com a parceria da prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP).
De acordo com Elione Alves de Souza, assessora da ONG Aliança Empreendedora e instrutora do curso, a Caravana leva o público alvo a pensar os seus negócios “e criar novas estratégias de acesso a mercado, fidelização a clientes, conhecimentos básicos sobre formação de preços, marketing, vendas e análise financeira do negócio. Além disso, o programa possibilita que os empreendedores tracem um perfil, uma análise de quem eles são no mundo dos negócios”.
As capacitações foram dividas em duas turmas, a da tarde com 46 pessoas e da noite com 66 pessoas, sendo que a maioria são empreendedores informais. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Felix, o microempreendedorismo é hoje uma alternativa importante para a geração de renda. “Mas, para que tenham condições de prosperar, gerando emprego e renda em suas comunidades, é preciso ampliar o acesso à capacitação”, disse.
A empreendedora Kimberley Mazzones falou da felicidade em poder aprender coisas novas. “Faço crepe suíço, forneço delivery de salada e estou adorando a capacitação. É gratificante aprender coisas novas, principalmente porque estou começando o meu negócio. É tudo muito didático e bem prático” afirmou.
Já para Maria do Socorro dos Santos que trabalha na produção de salgados, o curso veio para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos. “Durante a dinâmica, fiquei ciente que meus preços estavam defasados, além disso, aprendi o modo correto de armazenamento e organização de planilha. Está sendo maravilho participar do programa, uma oportunidade única. Tenho só a agradecer todos os envolvidos”, disse.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
0 comentários