As urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições 2018 em Pernambuco começaram a ser preparadas na segunda-feira (24) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER-PE). Em todo o estado, 23 mil terminais de votação passam pelo processo que antecede o primeiro turno, marcado para o dia 7 de outubro.
Na Bahia, 35.088 urnas serão preparadas para o 1º turno da eleição. O procedimento de preparação vai até o dia 2 de outubro. Ele consiste na inserção dos dados e fotos de todos os canditados, além de partidos e coligações, programas de votação e relação dos eleitores de cada seção eleitoral.
Após o procedimento para inserir informações nas urnas eletrônicas, os equipamentos são lacrados e ficam prontos para serem utilizados nas eleições. As máquinas também são programadas para realizar operações apenas em dia e horário predeterminados.
O secretário de tecnologia da informação do TER-PE, George Maciel, afirmou que, a partir de agora, não é mais possível fazer alterações nas urnas. “Elas só funcionam no dia das eleições”, declarou.
Em Pernambuco, há 20.049 seções eleitorais e 6.570.072 eleitores. Cada seção conta com uma urna e alguns equipamentos são mantidos como reserva para substituição, caso algum problema técnico impeça a utilização da urna.
TRE PE Foto: Reprodução TV Globo
0 comentários