O projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ - Dinamização Econômica da Agricultura Familiar - continua a todo vapor na zona rural de Juazeiro. Nesta semana, entre os dias 24 e 26, foi a vez dos moradores da comunidade de Baraúna (Salitre), receberem as capacitações de beneficiamento da carne de bode, frutos e hortaliças. Uma realização da Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP).
“Procuramos inovar em todas as etapas do projeto e mesmo seguindo um único cronograma. Os cursos acabam sendo diferenciados em cada localidade, pois buscamos respeitar as particularidades, potencialidades e costumes de cada distrito. No Salitre estamos inovando com o bobó de bode, criado exclusivamente para ser apresentado nessa localidade”, explicou a tecnóloga em alimentos da ADEAP, Ataildes Pinheiro.
O projeto consiste na capacitação de empreendedores do setor alimentício da zona rural do município e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico dos produtores oriundos da agricultura familiar, bem como qualificar, valorizar e padronizar a cadeia produtiva de forma sistemática e continuada, sustentável, participativa e descentralizada.
“As capacitações também fazem parte das etapas preparatórias para a atuação do processo de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que possibilitará aos empreendedores de Juazeiro a certificação dos seus produtos e serviços através do Selo de Inspeção Municipal”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.
Agradecendo à ADEAP, a moradora da comunidade de Baraúna Andreza Lima Ribeiro, disse que “o projeto nos beneficiou e nos trouxe além dos conhecimentos culinários, mensagens para a vida com suas dinâmicas diárias. Espero que esse projeto continue, pois ele está fazendo diferença em nossas vidas”, disse.
Já a moradora Fernanda Roberta A. Silva, declarou que não esperava um projeto tão rico e dinâmico realizado em sua comunidade. “As capacitações me surpreenderam, pois todas as aulas tiveram um efeito incentivador. O curso apresentou de uma forma extremamente profissional e carinhosa as atividades que realizamos diariamente. Foram momentos de descontração que elevaram a nossa autaestima”, observou.
Na próxima semana, o projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ irá beneficiar com capacitações voltadas à área gastronômica, moradores de outras comunidades do Salitre.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
0 comentários