A manga produzida no Vale do São Francisco, entre os estados de Pernambuco e Bahia, tem um novo destino para exportação: a África do Sul. É a primeira vez que as frutas cultivadas na região estão sendo enviadas ao país, depois de 5 anos de negociação. Serão 50 mil quilos embarcados a partir do Porto de Santos. "Até o momento era mais o mercado norte-americano que comprava, um mercado difícil, em que a gente briga com outros países muito mais competitivos que o Brasil. Então, a gente está otimista, esperamos vender cada vez mais", conta Daniel Briso, diretor de uma fazenda exportadora.
Das mais de 1 milhão de toneladas de frutas produzidas anualmente no Vale do São Francisco, 200 mil são vendidas para fora do país. E a expectativa é de embarcar um volume 15% maior neste ano, em comparação com 2017. "A safra está bem produtiva, a qualidade também muito boa, e temos certeza de que, com o câmbio ajudando e os mercados aumentando o consumo, tanto na Europa como nos Estados Unidos, iremos realmente encerrar essa safra com chave de ouro", diz o produtor Caio Coelho.
Paulo Ricardo Sobral Globo Rural
4 comentários
25 de Sep / 2018 às 06h30
PETROLINA REALMENTE LEVA ESSE VALE NAS COSTAS, PORQUE SE FOR ESPERAR POR juazeiro, COITADA.
25 de Sep / 2018 às 09h25
Comentário nem um pouco propositivo e bairrista desse Cícero , pense num cara Zé Mané!!!
25 de Sep / 2018 às 09h30
Comentário nem um pouco propositivo e bairrista desse Cícero , pense num cara Zé Mané!!!
25 de Sep / 2018 às 10h29
Esse Cicero é um trouxa mesmo, kkkk Os dois municípios são grandes produtores agrícolas, porém na produção de manga em especial Juazeiro produz muito, muito mais. Eu ando bastante pelos dois municípios, pelos projetos de ambos, e o que percebo é que Petrolina produz mais uvas. Com relação ao côco os dois municípios estão lado a lado, mas na manga Juazeiro domina tranquilamente.