JUAZEIRO: LEITOR FAZ RELATO SOBRE TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO

Caro Geraldo,

A respeito do problema postado aqui em seu Blog pela Senhora Luciene Nunes de Lima Santos abordando as dificuldades dela com relação a aceitação, pelos médicos de Salvador, dos exames complementares (RX Mamografias, Ultrassonografias, etc, etc feitos aqui em Juazeiro e pelas dificuldades com as respectivas marcações de consultas com os mesmos médicos na capital baiana eu diria o seguinte:

O que ela relata é verdadeiro, mas com relação aos exames já foi muito pior, visto que a maioria dos médicos, especialmente os do Cican, já estão aceitando os exames feitos aqui em Juazeiro e no caso das Mamografias, feitos especialmente pela Multimagem e pelo Instituto Ivete Sangado.

Vale citar que as mamografias feitas pelo Instituto Ivete Sangalo são muito elogiadas pelas médicas do Cican pela sua alta qualidade de imagem.

Esta recusa por parte dos médicos de Salvador em aceitar como válidos os exames feitos aqui em Juazeiro, gera uma série de problemas e perda de tempo para o paciente, o que pode gerar em última análise uma situação de vida ou morte, sem falar na duplicidade de exames de alto custo, o que aumenta ainda mais a sangria na nossa já anêmica Saúde.

Algo precisa ser feito principalmente com relação à validação dos exames, problema este que ao meu ver poderia ser resolvido simplesmente credenciando Laboratórios e Centros de Diagnósticos aqui de Juazeiro competentes para tal, que realizariam os citados exames os quais seriam aceitos sem delongas pelos médicos de Salvador.

Com relação à marcação de consultas, eu diria para a Senhora Luciene não deve culpar a atendente da Secretaria de Saúde, mas o sistema obsoleto destes Hospitais que colocam os pacientes do interior num sufoco nos dias de marcações de consultas, pois abrem as Agendas para determinados médicos para um único dia do mês, concentrando para este dia e para estes médicos todas as ligações telefônicas feitas de todos os lugares da Bahia.

Para ilustrar, cito meu exemplo particular ou seja: Para marcar uma consulta com a Mastologista do Cican para a minha esposa, precisei ficar 11 horas seguidas pendurado no Telefone (das 7:00 às 18:00 hs) para consegui-la, o que é um absurdo, pois só disponibilizam apenas 2 Telefones para tal.

Ao meu ver as Secretarias de Saúde dos municípios baianos deveriam se unir no sentido de buscar junto aos hospitais de Salvador uma forma mais fácil para a marcação destas consultas visando um melhor atendimento para os pacientes do interior baiano, considerando que um paciente com câncer é sempre um paciente de altíssimo risco que não pode esperar e nem perder tempo sendo diretamente prejudicados por uma burocracia insensata e insensível.

Para finalizar, desejo para a Senhora Luciene, sucesso absoluto em seu tratamento, assim como foi com minha esposa, operada no Aristides Maltez há cerca de 10 anos. Jamais desistas desta tua luta, pois o inimigo é ardiloso, inteligente, incansável e implacável, contudo, não é indestrutível.

Dona LUCIENE, TUDO VAI DAR CERTO!

Respeitosamente,

Joaquim Ferreira Mendes