Técnicos do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro e das Empresas SRR Soluções em Recicláveis de Resíduos e Prest Limp estiveram reunidos nessa quarta feira (19) a fim de consolidar a parceria para a coleta e destino final do óleo utilizado nas cozinhas de lanchonetes, restaurantes, praças de alimentação e residências.
O projeto tem como finalidade fazer o recolhimento do óleo de cozinha usado de maneira correta, contribuindo com o meio ambiente e minimizando os constantes entupimentos nas redes de esgotos.
Na primeira etapa os técnicos das empresas e equipes do setor Social, Resíduos Sólidos e de Meio Ambiente do SAAE, visitarão os estabelecimentos conscientizando os proprietários da importância do projeto. Em seguida as equipes irão até as escolas levando até aos alunos informações sobre os danos causados pelo descarte errado do óleo.
“O objetivo é envolver os estudantes nesse projeto por entendermos que eles poderão contribuir de forma decisiva, agindo como multiplicadores junto à família. A cada três meses iremos sortear brindes nas escolas cujos alunos estejam levando até a unidade o óleo usado na sua casa para que possamos dar o destino correto. Cada estabelecimento receberá um recipiente com capacidade para 50 litros de óleo e faremos a retirada de acordo com o volume coletado”, explicou Domingos Ribeiro, da Prest Limp, empresa que já atua no mesmo segmento no Estado do Mato Grosso.
De acordo com Osmar Lonardoni, diretor da SRR, o óleo coletado será reutilizado na geração do combustível biodiesel, ração para animais e até na fabricação de alguns cosméticos. “Todo este material que diariamente vai parar nas redes de esgoto provocando os constantes entupimentos pode ter um destino, evitando contaminação do meio ambiente. Toda estrutura para inicio do projeto já está pronta e, iniciamos nessa quinta-feira (20), pelo Condomínio Country Clube o trabalho de cadastro dos moradores e entrega do kit para o descarte do óleo”, informou.
O engenheiro Henrique Santiago, responsável pelo Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, enfatizou a importância do projeto e da parceria com o SAAE visando redução destes impactos ambientais. “Esta parceria fortalece um trabalho já iniciado por nossas equipes técnicas e, como já têm um prévio conhecimento dos problemas e cadastro de maioria dos estabelecimentos, tenho certeza de que o trabalho será facilitado e de êxito para todos”, reforçou Santiago.
Nessa sexta feira (21) representantes do SAAE e das respectivas empresas estarão visitando o centro comercial da cidade, já deixando nos principais estabelecimentos que usam óleo nas suas atividades os galões para coleta do resíduo.
Antônio Pedro – Ascon/SAAE
0 comentários