Para os treinamentos, o Núcleo de Educação Permanente do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina utiliza diversas metodologias de educação em saúde, que agora incluem um jogo de tabuleiro. A primeira experiência está sendo feita essa semana com o tema: “Administração de Medicação – Teoria dos 9 certos”.
O jogo propõe uma disputa em equipes, onde aquela que acertar mais perguntas é a vencedora. São 21 casas no quiz com questões sobre segurança na administração de medicamentos. O caminho termina após o jogador apontar os indicativos: paciente certo; medicamento certo; via certa; hora certa; dose certa; forma certa; registro certo; orientação certa e resposta certa.
De acordo com a enfermeira gerente do NEP, Rejane Lins, os conhecimentos, mesmo básicos, precisam ser atualizados. “Às vezes a gente entra no modo automático e nem pensa mais sobre o que está fazendo. Então, esses momentos servem justamente para que possamos reavaliar a nossa prática e reaprender o que ficou esquecido”, ressalta.
O processo medicamentoso requer muita atenção da equipe de saúde. O HDM, por exemplo, possui um protocolo de segurança do paciente que deve ser seguido à risca. “Dessa forma nós criamos barreiras e dificultamos o erro”, acredita Rejane. Isso sem falar do alto controle sobre as medicações e informatização da farmácia, que aumentam essa segurança.
“Como esse é um tema de grande relevância buscamos promover a atualização mais de uma vez ao ano no hospital. Fizemos uma em janeiro e agora buscamos uma nova forma de abordar o assunto. Conseguimos através do jogo de tabuleiro, que é algo lúdico e prazeroso. Esperamos repetir a fórmula em outras oportunidades”, conclui a gerente.
Ascom HDM
0 comentários