Dando continuidade às ações que visam melhorar a saúde pública de Petrolina, a prefeitura também está ampliando a prevenção ao câncer do colo de útero. O avanço na saúde da mulher vem com a expansão dos exames de Papanicolau, popularmente conhecido como 'preventivo', ofertados nas unidades de saúde do município.
A cota de exames distribuída para Petrolina pelo laboratório contratado do estado era de apenas 1.072 procedimentos, o que representava uma média de 12 procedimentos por equipe de saúde. Percebendo que o número não era suficiente para atender à demanda, a Secretaria de Saúde do município contratou um novo laboratório, dessa vez, com capacidade para mais de 5.000 atendimentos mensais, passando a oferecer cerca de 55 preventivos por equipe de saúde da família.
De acordo com a diretora de Atenção Básica do município, Lorena Andrade, a ampliação irá fortalecer a saúde da mulher. “O exame citopatológico é reconhecido como uma estratégia segura e eficiente para a detecção precoce do câncer do colo do útero. Vale ressaltar que após um resultado negativo, o exame deve ser repetido a cada 2 anos. Caso o exame apresente alteração, deve ser realizado anualmente. Com a ampliação, conseguiremos avançar ainda mais na busca de uma saúde de excelência para Petrolina”, afirma.
Ascom/Petrolina
0 comentários