Nesta segunda-feira (17), servidores da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) fazem um de protesto contra a demissão de um dirigente do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb-PE) pela participação em um ato contra a privatização da estatal. A demissão ocorreu na na última quarta-feira (12).
Segundo informações do Sindurb, Gerson Francisco dos Santos Junior foi desligado após a instauração de um Processo de Sindicância para apurar sua conduta. Segundo a direção da empresa, ele protestou contra o processo de venda do setor elétrico, ao lado de vários outros funcionários, na festa de aniversário da Chesf, o que teria ferido as normas internas da companhia.
O deputado federal Danilo Cabral, presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Chesf, condenou a demissão. "Nossa luta contra a privatização da Chesf não vai se intimidar com medidas autoritárias da direção da empresa", afirmou.
Para o dirigente sindical da Federação Regional dos Urbanitário do Nordeste (Frune), Fernando Neves, a decisão arbitrária e sem justificativa legal dos dirigentes da empresa, é uma clara tentativa de intimidação aos trabalhadores e trabalhadoras da Chesf. "É inadmissível essa postura autoritária e abusiva por parte da empresa. Não podemos tolerar uma postura totalmente absurda e ilegal como essa", disse, ressaltando que medidas serão tomadas para reverter a decisão.
O dirigente explica que a CLT, em seu artigo 543, prevê estabilidade no emprego para os,trabalhadores que ocupam cargos de representação sindical, desde o registro da candidatura até um ano após o mandato. A única ressalva para demissão seria em caso de "falta grave devidamente apurada nos termos da Consolidação", segundo o inciso terceiro. O protesto será realizado às 7h em frente à sede da Chesf.
Ascom Dep. Danilo Cabral
0 comentários