Petrolina sai mais uma vez na frente e tem motivos para comemorar: A Atenção Básica do município alcançou o 1º lugar em Pernambuco e a 8ª no Brasil. Isso é o que mostra a avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), feita pelo Ministério da Saúde entre setembro e novembro de 2017. O PMAQ é um instrumento utilizado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar o acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com ações efetivas direcionadas à saúde pública.
As equipes de saúde da família, estruturas e equipamentos das unidades de saúde são analisadas de forma individual em visitas feitas pelo Ministério da Saúde, classificando-as como ‘Ótimo’, ‘Muito Bom’, ‘Bom’ ou ‘Regular’. Quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.
Na avaliação de 2017, Petrolina alcançou 3 ‘Ótimos’, cerca de 30 ‘Muito Bons’, cerca de 30 ‘Bons’ e apenas 5 ‘Regular’, números superiores à avaliação de 2015, onde o município recebeu mais de 60 ‘regular’, 11 ‘bons' e 2 ‘ótimos. O repasse, que era de R$ 218.300,00, teve um aumento de 120%, subindo para R$ 496.145,00. Até o mês de dezembro será divulgado o desempenho das equipes do NASF e também da saúde bucal.
De acordo com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, o excelente resultado foi possível graças a esforço conjunto de todos os setores da pasta. “Estamos muito satisfeitos com o primeiro lugar da nossa Atenção Básica em Pernambuco e a oitava no país. Isso se deve principalmente ao empenho de todas as pessoas que trabalham na atenção básica do município. Trabalhamos diariamente para melhorarmos ainda mais os nossos indicadores, ofertando uma saúde pública de qualidade à população petrolinense e desejamos ser não somente a melhor Atenção Básica do Estado, mas sim do país ”, comemora.
Ascom/Petrolina
2 comentários
16 de Sep / 2018 às 08h14
ESTA VENDO AÍ,JUAZEIRO ?
16 de Sep / 2018 às 17h52
serio isso kkkkkkk e pq nao viram como anda o dom malam