Não há previsão para o fim da estiagem. O tempo vai continuar quente e seco durante toda a semana. A umidade relativa do ar, em Juazeiro e Petrolina continua baixa, mínima em torno de 20%. Os termômetros vão continuar ultrapassando os 32ºC. Há meses sem chuva só existe previsão para outubro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que umidade no ar ao atingir 20%, a situação climática aumenta os riscos de incêndio e para a saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Para aliviar a sensação da seca, recomenda-se a ingestão de bastante líquido, uso de hidratantes para pele, umidificação do ambiente. Além disso, atividades físicas intensas e exposição ao sol devem ser evitadas.
Com a falta de chuva, o reservatório de Sobradinho, na Bahia, opera com 700m³/s e deverá aumentar para 720m³/s no final de setembro, para manter o nível mínimo de 20% em Itaparica, em Pernambuco, enquanto que a média de Xingó, em Alagoas, permanece em de 598m³/s.
Diante dos números, até o dia 1º de outubro, o volume útil de Três Marias deve sair de 38,81% atualmente para 35,34%; em Sobradinho, de 28,55% para 25,57%; e Itaparica, de 21,83 para 20,18%.
Redação Blog Foto Geraldo José
0 comentários