Durante a Semana da Pátria várias escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro desfilaram nos bairros onde estão localizadas. As Escolas de Educação Infantil (EMEI) Caic Misael Aguilar e a Professora Luzinete Helena desfilaram com mais de 250 crianças, pais e professores pelas principais ruas do bairro Malhada da Areia, com o tema 'Amo Juazeiro! Minha Terra, Minha Gente’, com exposição de trabalhos criativos produzidos pelos alunos.
Buscando envolver a comunidade, a EMEI Caic trouxe elementos que caracterizaram a história da cidade, evidenciando o esporte, turismo, lendas folclóricas, flora e a cultura. As crianças de 1 a 5 anos de idade, desfilaram vestidos de atletas, personalidades míticas como o Saci-Pererê, roupas coloridas representando a flora da região. De acordo com a gestora da EMEI Caic, Rosilda Marques, o evento reflete de forma positiva nas crianças que, além de homenagear a cidade, ensina a importância do respeito à Pátria.
“O desfile na semana de comemoração à Pátria é fundamental para a escola, desperta nos alunos a importância em respeitar e reconhecer toda a história do nosso país. Esse ano focamos em nossa cidade, através de trabalhos produzidos por nós, professores e alunos, com uma criatividade voltada para as lendas, bioma, esportes e tudo o que engloba nossa cultura regional”, disse.
A aluna Ágatha Silva de 5 anos, do Fundamental III, contou que ficou satisfeita em representar a flora da região. “Amei o desfile e também a roupa das flores, que representa a natureza”, contou. A EMEI Professora Luzinete Helena, além de homenagear o município, destacou a professora Luzinete de Oliveira, que foi uma personalidade importante na fundação do bairro Malhada da Areia e também para a Educação de Juazeiro.
A coordenadora pedagógica, Lêda Gonçalves ficou satisfeita com o desfile. “Estou muito feliz, porque este ano decidimos prestar homenagens à Professora Luzinete de Oliveira, que quando chegou em Juazeiro se instalou aqui no bairro. Juntou várias mulheres da comunidade para trabalhar como lavadeiras e enquanto faziam o serviço, ela ensinava os filhos das mulheres. Com a história da professora, produzimos vários trabalhos criativos em sala de aula com os alunos e expomos todos eles no desfile. Pude ver a alegria das crianças”, finalizou.
As escolas Judite Leal, Fundação Lar Feliz, João Dias, Antônio Francisco de Oliveira, EMEIs Luana da Silva Nascimento e Ana Maria Morgado, entre outras, também realizaram desfiles cívicos nos bairros de Juazeiro.
Ascom SEDUC
0 comentários