A Fábrica Escola do Chocolate Litoral Sul será inaugurada nesta quarta-feira, 12 de setembro, 15h, no Centro Estadual de Educação Profissional da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, situado no Assentamento Terra Vista, em Arataca, Sul da Bahia.
Com capacidade para produção de 800 kg/mês de chocolate e de 2 toneladas/mês de nibs de cacau, a instalação vai contribuir para a formação de aproximadamente 2 mil alunos por ano, a partir da pedagogia da alternância – método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano.
A proposta da Fábrica Escola é prover, gratuitamente, a formação profissional, inicial e continuada de jovens da região a partir de uma educação contextualizada e focada em valorizar a identidade local e suas potencialidades.
O Assentamento Terra vista é Referência em agricultura familiar e agroecologia, aliando educação e sustentabilidade, o Assentamento Terra Vista, criado em 1992, foi uma das primeiras áreas de reforma agrária no sul da Bahia.
São 910 hectares, sendo 300 hectares de cacau-cabruca e 313 hectares de Mata Atlântica. Nele, 55 famílias produzem cerca de 5 mil arrobas por ano de cacau 100% orgânico. Parte do cacau é destinada à produção do Chocolate Terra Vista, produto premium que já foi apresentado no Salão do Chocolate de Paris.
Em 2012, o Terra Vista conquistou a certificação orgânica do IBD para a produção cacaueira. Os viveiros também são certificados e constam no cadastro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O assentamento está localizado no Litoral Sul baiano, no município de Arataca, a 505 quilômetros de Salvador, em torno do Parque Nacional Serra das Lontras.
Ascom MST
0 comentários