Enfrentamento dos casos de comportamento autodestrutivo e combate ao uso de drogas por adolescentes foram os temas dos dois Projetos da Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina, que foram aprovados e expostos no I Congresso Brasileiro Transdisciplinar em Saúde, que aconteceu entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro no campus da Univasf, em Juazeiro-BA, promovido pela Faculdade Inspirar.
O primeiro, intitulado "Enfrentamento multidisciplinar dos casos de comportamento autodestrutivo no município de Petrolina/PE", abordou todas as dinâmicas e metodologias diligenciadas pela Equipe Técnica da Vara, em parceria com Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), Gerência Regional de Educação (GRE), Rede de Saúde (NASF e CAPSi) e de Assistência Social (CRAS e CREAS) do Município e outros parceiros, no tratamento da questão envolvendo alunos de escolas públicas da Comarca.
O pontapé inicial foi a solicitação, por meio de ofício do Juízo às escolas públicas, dos casos de comportamento autodestrutivo no âmbito das unidades de ensino, o que resultou na produção de mais de uma centena de processos de providências judiciais.
A partir de então, foi traçado o cronograma de ações multidisciplinares de atendimento aos alunos e familiares. Essas articulações propiciaram aos educadores e responsáveis, maior conhecimento sobre como lidar com comportamentos autodestrutivos, bem como contribuíram para o desenvolvimento de uma dinâmica mais consistente e coesa de encaminhamento desses jovens à rede de atendimento social e de saúde, promovendo a aproximação e comunicação entre as instituições: Vara da Infância, Escolas, Unidades de Saúde e de Assistência Social.
O segundo, abordando a "Multidisciplinaridade de ações no enfrentamento de questões relativas à saúde pública de nossos jovens", teve início por meio de Ordem de Serviço editada pelo próprio Juízo e com o escopo de criação de um Centro Acolhedor para tratamento de adolescentes com necessidades decorrentes do uso de drogas na Região.
Após várias reuniões de articulação com a Rede de Proteção do Município, sempre coordenada pelo Núcleo Psicossocial da citada Unidade Judiciária, obteve-se êxito junto à Secretaria de Saúde do Município, no que concerne ao encaminhamento de projeto ao Ministério da Saúde, resultando em sua aprovação e consequente liberação de recurso orçamentário daquela Pasta. O aludido Centro tem previsão de ser inaugurado ainda este ano.
Para o Juiz da Vara da Infância, Marcos Bacelar, a exposição dos trabalhos no Congresso propiciou maior visibilidade das ações desenvolvidas pela referida Unidade Judiciária e, sobretudo, o chamamento à sociedade para a participação e interação na questão da proteção integral de nossas crianças e adolescentes.
Ascom Ronia Lima | TJPE - Petrolina
0 comentários