Conforme este Blog publicou ontem (03), há quase uma semana, um incêndio está destruindo a vegetação de parte de uma área de preservação ambiental no município de Sento Sé, na região norte da Bahia: o Parque Nacional Boqueirão da Onça.
O incêndio já atingiu mais de mil e trezentos hectares da área, localizada no semiárido baiano. Há cinco dias, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade tentam conter as chamas. O trabalho é realizado por 26 brigadistas, mas a area é de dificil acesso.
"É um local onde tem serras, topos de morros, vales, então é muito difícil de acessar. Qualquer coisa fica a mais de 20 km. E a gente está em comunicação com outros órgãos para que a gente consiga um apoio aéreo", disse Camile Lugarini, representante do Instituto Chico Mendes, à reportagem da TV São Francisco.
O Parque Nacional Boqueirão da Onça foi criado em abril deste ano. Lá existe uma área nativa da vegetação caatinga que é preservada. A unidade de conservação de proteção integral tem 349 mil hectares, e abrange os municípios de Sento Sé, Campo Formoso, Sobradinho, Juazeiro e Umburanas.
Foram 16 anos de espera para a criação do parque. O lugar abriga uma rica biodiversidade animal e vegetal. O instituto ainda não sabe a proporção dos danos ambientais, mas é grande o prejuízo, principalmente com a queima da vegetação nativa.
Em contato com o Ministério do Meio Ambiente, constatamos que providencias já foram tomadas na tentativa de apagar o fogo e uma Brigada de Combate a incêndio, com cerca de 30 homens, já teria se deslocado da Chapada Diamantina para a localidade. De acordo com as informações voluntários também trabalham para apagar as chamas.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Juazeiro também teriam sido acionadas.
0 comentários