GRUPO ANJO AMIGO E CEVASF SOLICITAM APOIO DA POPULAÇÃO REGIONAL

Com a obra em ritmo acelerado e com vistas de inaugurar a primeira célula no próximo dia 21, Eliane Oliveira e Alex Santos do Grupo Anjo Amigo e Regina Lúcia e Luiz Cleber do Cevasf estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM) com a finalidade de solicitar a colaboração da sociedade regional na construção do Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco.

“Na fase de acabamento a obra encarece ainda mais, por isso estamos precisando do apoio da população de Juazeiro e Petrolina que serão contempladas com este importante centro que vai ajudar na recuperação de crianças com necessidades especiais” lembrou Eliane Oliveira.

Segundo Alex Santos, além de contribuir com materiais que podem ser doados na própria obra, as pessoas interessadas fazer doações financeiras na Conta Corrente: 82.945-9 Agência do Banco do Brasil: 0069-8 em nome do Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco.

Regina Lúcia que tem um filho com paralisia cerebral e preside o Cevasf expressou. “Qualquer família pode vir algum dia a precisar do centro, motivo pelo qual todos devem colaborar” solicitou.

Com o objetivo de proporcionar a inclusão social de pessoas com dificuldades psicomotoras e psicoemocionais surgiu o método da Equoterapia. O cavalo faz o papel de intermediador, é através dele que se estabelece o vínculo entre o praticante e o terapeuta.

Como advogado e membro do Cevasf Luiz Cleber explicou que o Cevasf já está devidamente legalizado e a partir da conclusão da obra física estará pronto para receber todas as famílias credenciadas.

A Equoterapia é reconhecida como método terapêutico pelo Conselho Federal de Medicina desde 1997. Na Bahia o método foi introduzido no início dos anos 90, através da Drª. Maria Cristina Guimarães Brito, atual presidente da ABAE, com total apoio da Polícia Militar do Estado.

Centro de Equoterapia

Em Juazeiro, o Centro de Equoterapia funcionará na área do 3º Batalhão, e encontra-se em fase de implantação. A equipe técnica, composta de fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e educadores físicos serão cedidos pela SESAU, e a PM ficará responsável, junto com a Associação Baiana de Equoterapia em ofertar a capacitação, já agendada em Salvador.

Da Redação Foto Geraldo José