A Educação de Juazeiro alcançou o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2017, com média de 5.4 no Ensino Fundamental, sendo o maior entre os 10 municípios da Bahia, ficando à frente de Salvador.
Em 10 anos, o Governo Municipal trabalhou priorizando a Educação no município e conseguiu melhorar o IDEB em 100%, passando de 2.7 para 5.4 na avaliação da Prova Brasil. O prefeito Paulo Bomfim parabenizou os professores, as equipes pedagógicas e da Secretaria de Educação e Juventude por este grande avanço. “A Educação sempre foi prioridade neste Governo, que vem transformando Juazeiro. Os índices da Educação Básica vêm avançando a cada ano, e hoje temos o maior IDEB entre os maiores municípios do Estado, inclusive da capital baiana. Esse resultado é fruto de muito trabalho, de uma equipe qualificada, de professores valorizados, de escolas reformadas e climatizadas e muito compromisso com a Educação e o cuidado com as nossas crianças”, comemorou o prefeito.
O resultado do IDEB 2017 foi divulgado nesta segunda-feira (03), pelo Governo Federal. O indicador é produzido a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e também para o ensino médio. Ele é calculado a partir de dois componentes: a taxa de aprovação das escolas e as médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português.
A Rede Municipal de Juazeiro lidera o ranking dos 10 maiores municípios baianos no ano inicial - 5º ano, e no ano final - 9º ano do ensino fundamental. A secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves está satisfeita com os avanços. “O desempenho das escolas municipais melhorou muito no IDEB, que é a principal avaliação da qualidade da educação no país. Esse resultado mostra que o município avançou nas médias nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º a 9º ano) do Ensino Fundamental. Juazeiro é a capital da Educação da Bahia. Essa conquista é dos juazeirenses que acreditam que trabalhando a gente faz educação pública com qualidade. Gratidão a todos que nos ajudaram a chegar até aqui, só temos que comemorar e continuar trabalhando cada vez mais pela Educação de Juazeiro”, finalizou Lucinete.
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
11 comentários
03 de Sep / 2018 às 19h54
Alguém ai da SEC pode me DIZER, "porque ñ tenho essa informação". ALGUM aluno ligado a suas escolas do INTERIOR do MUNICÍPIO já passou em UM, repito, em UM VESTIBULAR de expressão. VENHO acompanhando isso a tempos e até o presente MOM não tenho essa informação as quais orgulham qualquer gestão pública. ME TIREM dessa CONTA essas faculdades paga e esses LIXOS da NET. Falo das universidades PÚBLICAS e FEDERAL, com a palavra a SEC ( alunos do interior viu ).
03 de Sep / 2018 às 20h30
Vou pesquisar para saber se realmente é verdade. Tem investigações em curso nessa gestão imagine outras coisas.
03 de Sep / 2018 às 20h48
Calou a boca de um monte de "crítico".
03 de Sep / 2018 às 22h58
Essa pesquisa não passou pelo Distrito de Maniçoba. Aqui eu vejo cada professor cada espécie de professor nas séries iniciais. Nem todos, mas boa parte dos educadores daqui precisavam passar por um crivo. Socorro!!!!!!
04 de Sep / 2018 às 03h31
Parabéns para prefeitura. Com Lula 13 PT tudo melhorava. A esperança eh Lula HADDAD voltar para melhorar. Jesus Cristo vai ajudar o Trabalhador no poder
04 de Sep / 2018 às 06h08
Um extraordinário resultado. Parabéns! Alguns idiotas preferem buscar defeitos em vez de reconhecer o avanço na educação de Juazeiro. Tem até quem pergunte o absurdo, como, por exemplo, se passou em vestibular. O Município tem estudantes até o ensino fundamental; daí eles vão para o ensino médio, que pertence a rede estadual (aprendeu, coxinha?). Parabéns a todos os professores. Só isso: PARABÉNS!!!
04 de Sep / 2018 às 07h02
O Eujásabia.com acredita que um aluno deixa o 9º, terminando o Ensino Fundamental, e já faz vestibular... Isto mostra a qualidade da oposição de Juazeiro! A Tereza Cristina diz que “a pesquisa” não passou por Maniçoba. Certamente, Tereza, você não passaria num exame psiquiátrico. Não é pesquisa, sua anta, é a Prova Brasil! Todos os alunos do 5º e 9º fazem! Você não passaria, mas os alunos de Maniçoba foram muito bem! O José Paulo deve ser discípulo do Davi Lima, aquele que foi exonerado por Isaac porque não queria trabalhar e também foi expulso da Polícia Militar!
04 de Sep / 2018 às 08h25
É RICARDO, é pq tô vendo MUITA gente comemora o in-sucesso junto com a desgraça dos OUTROS na praia ou mesmo em BONS RESORTS né. Vossa se manisfestou pq sabe que lá no FINAL do JOGO os seus alunos ficam na reserva mesmo.
04 de Sep / 2018 às 08h35
Parabéns para Juazeiro, o que me deixa triste é quando tem uma notícia ruim sobre a cidade, muitos comentam esculhambando a cidade e a administração. Vamos saber separar o joio do trigo.
04 de Sep / 2018 às 08h39
ROBSON, vcs tem o que chamamos de RESPONSABILIDADES solidaria com esses ALUNOS que no mom só estão servindo pra ser DOUTRINADOS em favor de seus partidos políticos, pois esses que vcs estão transferindo as ESCOLAS falidas do ESTADO conforme as regras de ensino, não passam em concurso de........qto mais VESTIBULAR......
04 de Sep / 2018 às 12h17
Maior q petrolina q ficou com 5,35