A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) iniciou nessa segunda-feira (03) a obra de requalificação da Av. Adolfo Viana. A obra apresentada pelo prefeito Paulo Bomfim dentro do pacote das 10 novas grandes obras que Juazeiro está recebendo em comemoração aos 140 anos da cidade, começou com a demolição do canteiro central no trecho entre o Parque Lagoa de Calu e o cruzamento que dá acesso aos bairros Novo Encontro e Alto da Maravilha.
Fruto de um convênio entre o município e o Governo do Estado através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), orçado em R$ 6 milhões, onde R$ 1,3 serão aplicados na requalificação da Adolfo Viana e o restante do recurso na obra de requalificação das avenidas que dão acesso ao bairro Pedra do Lorde.
A intervenção fará com que a principal avenida da cidade passe a ter calçadas amplas, em toda sua extensão, redimensionamento do canteiro central, ciclofaixa, recuperação do pavimento asfáltico nas áreas de intervenção, melhorando as condições de acessibilidade e mobilidade, facilitando a vida de pedestres e motoristas.
João Batista é comerciante há mais de 10 anos na Av. Adolfo Viana. Para ele a obra vai trazer modernidade e mais visibilidade. “Acredito que a avenida vai ganhar mais vida, com o redimensionamento do canteiro o comércio vai ficar mais visível, a avenida também vai passar a ser uma área de lazer com a ciclofaixa, teremos mais mobilidade. Temos trechos onde as calçadas não oferecem nenhuma mobilidade e com a obra isso vai ficar no passado”, declarou o comerciante.
O engenheiro civil da SEDUR Bismarck Cavalcanti explica que por ser uma via central, de muito fluxo e extensa foi elaborado um cronograma diferenciado onde a obra será executada por etapas: canteiro central, calçadas e ciclofaixa.
“Iniciamos com o canteiro central onde iremos executar por trecho, para tentar causar o mínimo de transtorno possível para a população. Começamos com a demolição, que será seguida pela retirada das árvores - só serão mantidas as nativas, que são as Caraibeiras, as outras espécies serão substituídas por Palmeiras Imperiais. Toda essa retirada e substituição das árvores foi estudada e alinhada com a equipe de meio ambiente da SEMAURB. Em seguida entramos com a colocação do meio fio delimitando o novo canteiro central, seguimos com os novos postes que receberão luminárias em led e o plantio das palmeiras imperiais”, destaca o engenheiro civil, Bismarck Cavalcanti.
De acordo com o titular da SEDUR Hemerson Guimarães várias são as secretarias municipais empenhadas para a realização da intervenção. “Para que essa obra aconteça temos aqui uma verdadeira força tarefa que conta com o envolvimento de vários parceiros: a CSTT que está aqui no ordenamento do trânsito e vem nos ajudando desde o início no sentido de pensar na melhor forma de executar, reduzindo os transtornos, SESP, SAAE, SEMAURB e todos da equipe do governo que estão contribuindo direta e indiretamente para o sucesso dessa importante obra. Queremos pedir a compreensão da população diante dos transtornos que a obra pode trazer, lembrando que eles são mínimos diante da grandiosidade dos benefícios que a obra vai proporcionar”, observou o secretário Hemerson Guimarães.
Trânsito - A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa aos condutores de Juazeiro que nesse primeiro momento, o trecho interditado será do Posto de Combustíveis (ao lado do Parque Lagoa de Calu) até o Centro Automotivo ReparaScap. O condutor que vier no sentido Adolfo Viana deverá entrar na Rua Um do bairro Alto da Maravilha ou pegar um desvio sentido a Travessa Paulo Afonso que dá acesso a Lagoa de Calu. O condutor que vem da Travessa da Maravilha e entra na Rua Um para ter acesso a Av. Adolfo Viana, deverá fazer um desvio na Travessa Matatu e seguir a Lagoa de Calu. Todo o trecho está sinalizado e os fiscais de trânsito estarão diariamente no local, no decorrer da obra.
Gardennia Garibalde/SEDUR
6 comentários
03 de Sep / 2018 às 16h24
Parabéns prefeito. Juazeiro precisa de obras que realmente surta efeitos para a Mobilidade Urbana.
03 de Sep / 2018 às 16h46
Vou ver o que vai sair daí. Querem fazer ciclo faixa em uma área tão estreita. É aguardar.
03 de Sep / 2018 às 17h48
Cadê o projeto que ninguém ainda. Pelo menos uma maquete para que possamos fazer as críticas necessárias para que haja alguma mudança. Ou querem empurrar de Goela a baixo
03 de Sep / 2018 às 18h48
Que maravilha, seria bom se a Avenida foce mão da praça próximo ao Itau até a orla, esse trecho é muito estreito p dois sentidos e com as ciclovias e alargamento das calçadas vai ficar mais apertado ainda
03 de Sep / 2018 às 21h23
VAI PARALISAR A OBRA QUANDO? SABE COMO É juazeiro...
03 de Sep / 2018 às 22h52
Desde quando demolição é obra??? Será que essa "obra" vale tudo isso mesmo??? será que é "obra" pra custar milhões??? não vou acusar ninguém, mas eu duvido que é "obra" pra tanto.