A capacidade de imaginação do ser humano é uma das principais características da inteligência da espécie. Chega a ser instigante e intrigante o poder de criação das pessoas, em todas as áreas do conhecimento. Mentes brilhantes contribuíram, têm contribuído e contribuirão para importantes transformações em todo o mundo, tanto do ponto de vista material quanto o imaterial, ajudando ou prejudicando os viventes.
Infelizmente são mais facilmente encontrados os chamados 'mentes diabólicas', que usam a inteligência para fazer ou promover o mal, com o propósito único de causar discórdia e a cólera, para como num sentimento de orgasmo sentir excitação do espírito pelas ríspidas e maléficas atitudes; de que os que procuram socializar os conhecimentos com o objetivo de ganhos coletivos. Uma sociedade justa está cada vez mais distante dos que buscam incessantemente o real e o verdadeiro conceito de vida, mesmo tendo provas e a certeza que o mal não vencerá o bem.
A boa e salutar disputa quando o mérito leva o melhor à vitória se confunde com o conflito, onde geralmente está em jogo a discussão, o choque e o enfrentamento nem sempre amigável entre as partes. As competições viraram sinônimo de confusões envolvendo os competidores e seus apoiadores, esses, na política, conhecidos carinhosamente por asseclas ou bajuladores. Geralmente o egoísmo e a vaidade predominam nas defesas das partes, enquanto a opinião e a razão são desprezadas ou ignoradas, muitas vezes sem direito de defesa.
O verdadeiro líder é aquele que respeita as diferenças e seus adversários, promovendo harmonia e buscando o consenso, para assim conquistar a confiança e ter o poder de influenciar o pensamento e o comportamento de outros indivíduos. Liderança não se compra e, para a infelicidade dos que desejam de qualquer maneira alcançar tal posição, também não se consegue com inverdades e perseguições, mesmo contra seus algozes.
O Brasil vive e respira mais um período eleitoral, momento democraticamente criado para a escolha dos seus representantes nos executivos e legislativos estadual e nacional. Foi dada a largada para a corrida mais importante do país; entre os competidores estão os candidatos a deputado, senador, governador e presidente da República. Já na torcida, no 'corpo técnico' e nos bastidores estão os eleitores como os principais protagonistas. A partir de agora é preciso muito cuidado na interpretação no que ouvir, ver ou ler, pois os persuasores de plantão estão travestidos de 'bons samaritanos' e de má fé podem induzir os incautos.
Aventurar ou atirar no escuro podem não ser a solução de problemas, ao contrário, servirão apenas como contribuições para a ampliação dos mesmos. A emoção, por mais marcante que seja, não pode jamais transpor a razão. Um erro não justifica o outro, portanto se faz necessário muito cuidado pois cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
Por Gervásio Lima - Jornalista e historiador.
Espaço do Leitor
3 comentários
04 de Sep / 2018 às 03h39
Muito bom texto. Não troco o certo HADDAD LULA 13 PT por duvidoso Judas TemirBoisonaruAlquimiCao. Parabéns para o blog. Zero para TV de bilionários que persegue os Trabalhadores 13
04 de Sep / 2018 às 03h51
Doutor Gervásio como jogar os deputados golpistas judas não respeitam a vontade do povo no fogo do inferno???Deputados bandidos salafrários tiraram uma mulher honesta Dilma porque??Dilma gás era 30 reais. No dia da eleição vou botar tudo 13 Trabalhadores Unidos jamais serão vencidos. Lembrando que Judas Juizes Fariseus Direita perseguiu Jesus Cristo sem crime. PS: veja o blog Brasil247 tem notícia 24 horas
04 de Sep / 2018 às 14h52
Quem faz o ladrão politico é o povo,e não o politico ladrão.