Para reduzir o número de animais de grande parte soltos pelas ruas de Petrolina, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária e o Ministério Público firmaram um termo de cooperação em fevereiro deste ano. A partir desse acordo, o proprietário que tiver o animal apreendido na rua, pela segunda vez, vai responder judicialmente.
De acordo com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Graziella Correia, o abandono de animais é um problema recorrente no município de Petrolina. Por isso, o órgão implantou em março rondas noturnas na cidade.
"É importante que a população compreenda que o nosso objetivo central não é punir, é coibir aqueles proprietários que a gente percebe que ele dá entrada por diversas vezes, mais de uma vez por mês. A primeira vez ele vai pagar uma taxa para retirar o animal. A partir de uma reicidência, o animal só é retirado mediante passagem pelo Ministério Público", explica.
Segundo Graziella, os animais de grande porte oferecem um risco alto à população quanto a questão dos acidentes de trânsito. As denúncias de abandono de animais podem ser feitas através do telefone do Centro de Controle de Zoonozes (87) 3867-4774.
Foto Arquivo
0 comentários