HDM e UPAE fazem alerta sobre os prejuízos causados pelo fumo

Na semana em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, fazem um alerta sobre os prejuízos à saúde causados pelo tabaco.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é uma das principais causas de morte evitável no planeta e o problema é, portanto, considerado de saúde pública.

A nicotina e as mais de 4.700 substâncias tóxicas presentes no cigarro são responsáveis por causar mais de 50 tipos de doenças, com destaque para o infarto agudo do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, hipertensão e diabetes.

Os chamados fumantes passivos também correm perigo, quando comparados a grupos que não possuem contato com o tabaco. Além disso, bebês de mães fumantes podem nascer prematuramente ou então apresentarem baixo peso após o nascimento.

A boa notícia é que com o apoio do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Ministério da Saúde oferece tratamento gratuito aos dependentes em hospitais e unidades básicas de saúde como parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Consultas, grupos de apoio e medicamentos auxiliam fumantes a superar a dependência do tabaco. Para participar do tratamento, é preciso procurar uma unidade de saúde de referência e se cadastrar.

Ascom