A Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) reunida em Maceio onde discutiu diversas questões administrativas do Comitê. Decisões relativas ao andamento das atividades do colegiado foram definidas no primeiro dia do encontro, a exemplo da escolha de projetos hidroambientais no âmbito da bacia do chamado rio da integração nacional.
A Diretoria Colegiada do CBHSF é formada pelo presidente e pelo vice, o secretário Lessandro Gabriel da Costa e pelos coordenadores das quatro Câmaras Consultivas Regionais (CCRs), do Alto, Silvia Freedman Durães; do Médio, Ednaldo Campos; do Submédio, Julianeli Tolentino; e do Baixo, Honey Gama.
A coordenadora da CCR do Alto São Francisco, Silvia Freedman, confirmou para o final de outubro a entrega de obras de recuperação hidroambiental na região mineira do Velho Chico. Silvia também aproveitou a reunião da Direc para apresentar o resultado do sobrevoo realizado na região de captação em Pirapora (MG). “Quando fazemos o comparativo do quadro atual com algum tempo atrás, a situação é dramática”, afirmou ela, enquanto exibia as fotos aéreas. Ela também citou matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, que aborda o problema.
Ana Cristina Silveira, diretora de Integração da agência delegatária do CBHSF, a Peixe Vivo, apresentou relatório de projetos aprovados em áreas culturais e estruturais, executados com apoio do Comitê, a exemplo do Circuito Penedo de Cinema, que acontece no final de novembro, na cidade alagoana. O assessor técnico da diretoria técnica da Peixe Vivo, Thiago Campos atualizou o status dos projetos em execução na bacia atualmente e também relacionou outros que estão em análise. Os coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais (CCRs) definiram os investimentos a serem feitos até o ano de 2020.
CHBSF
4 comentários
31 de Aug / 2018 às 15h06
POR QUE O CANDIDATO ÚNICO A FALAR DE ECOLOGIA É TARGINO GONDIM? TEM MEU VOTO.
31 de Aug / 2018 às 15h11
A composição da diretoria do CBHSF deve ser de pessoas que atuam na bacia, fazem uso da bacia. São representantes de origem de classes.
31 de Aug / 2018 às 15h20
Os Comitês de Bacia Hidrográfica são compostos por representantes: I - da União; II - dos Estados e do Distrito Federal cujos territórios se situem, ainda que parcialmente, em suas respectivas áreas de atuação; III - dos Municípios situados, no todo ou em parte, em sua área de atuação; IV - dos usuários das águas de sua área de atuação; V - das entidades civis de recursos hídricos com atuação comprovada na bacia. Todos acima devem ter atuação direta com o tema recursos hídricos. Muitabdicotomisla. TER assento e SER usuário direto de água.
31 de Aug / 2018 às 15h53
É muito preocupante a situação do nosso querido Rio São Francisco, infelizmente a população ribeirinha não se atentou ainda para a morte do nosso rio. Os governantes tanto estaduais por onde passa o rio, quanto o governo federal não dão a minima para o rio. #somostodosriosãofrancisco