O deputado federal por Pernambuco Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM), ex-ministro de Minas e Energia do governo Michel Temer (MDB) e candidato à reeleição, foi condenado na sexta-feira, por propaganda eleitoral antecipada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado. De acordo com a sentença em primeira instância, o parlamentar terá de pagar multa de R$ 5 mil. Cabe recurso da decisão.
Fernando Coelho Filho foi acusado de fazer propaganda eleitoral na reinauguração de um hospital no município de Orobó, no agreste de Pernambuco, em maio. Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), o candidato instalou no evento um "cartaz de grande dimensão contendo sua imagem e (seu) nome".
Procurado pela reportagem para comentar a acusação, o ex-ministro não foi localizado.
Em sua sentença, a desembargadora eleitoral Karina Albuquerque Aragão de Amorim declarou que o caso configura crime eleitoral argumentando que, se o uso de "outdoor ou assemelhado" é proibido durante a campanha, também é irregular na pré-campanha.
De acordo com o TRE-PE, Fernando Coelho Filho foi notificado três vezes sobre o processo, mas não apresentou defesa.
Estadão Foto: Agencia Brasil
5 comentários
27 de Aug / 2018 às 22h03
A maior condenação será nas urnas. Entreguista ,queria vender a Eletrobrás. O troco tem que ser dado em toda a família
27 de Aug / 2018 às 23h19
Simples. É só impugnar a candidatura. Esse aí saiu do berço para a empresa chamada partido político. Três legislaturas já dá pra quase se aposentar. Nunca ralou na vida. Não sabe o que é ser cidadão. Nariz arribitado da educação que recebeu exclusivamente do FBC.
28 de Aug / 2018 às 10h07
Esse daí, para que não se esqueçam, foi um dos que mais trabalhou na câmara federal para o impeachment da Dilma Rousseff. O pai, virou ministro, e depois senador, depois de entrar para o grupo do Eduardo Campos, do qual Lula era aliado e estendeu a mão bondosa para Pernambuco. Traição na política não tem perdão.
28 de Aug / 2018 às 10h30
Esses coelhos, principalmente esse almofadinha precisam sentir na pele o rigor da lei.
28 de Aug / 2018 às 11h08
Aí é gente do time de Temer, representante desse desgoverno que temos, FBC Filho faz parte do governo com maior rejeição da história.