NOTA PÚBLICA DA ASSOCIAÇÃO ÁGUAS DO SALITRINHO

A Associação Águas do Salitrinho vem a público divulgar que a referida entidade saiu vitoriosa na Ação movida pelo produtor que entrou  com processo alegando ter sofrido  danos morais e materiais ao ter seus boletos vencidos protestados em cartório. O autor da Ação não compareceu a Audiência marcada para o último dia 21 de agosto no Fórum de Juazeiro, dando ganho de causa à Associação.

Agradecemos aos agricultores e agricultoras do Vale do Salitre, lideranças e instituições que nos apoiaram, bem como a imprensa que contribuiu com a divulgação desse fato lamentável. Informamos que seguimos firmes e atuando com transparência na gestão das águas das Adutoras I e II e nos mantemos em luta na defesa da Água para produção em todas as comunidades salitreiras.

Em tempo, reafirmamos que a Associação Águas do Salitrinho é responsável por recolher mensalmente o valor cobrado pela água para irrigação na área de abrangência  das duas adutoras e repassar à Codevasf, órgão federal que garante a oferta da água hoje lançada no leito do Rio Salitre no trecho que vai do povoado de Junco até a foz.

Devido a inadimplência, o fornecimento de água pode ser interrompido a qualquer momento. Conforme balanço atualizado todo mês, é justamente a maioria dos grandes produtores que se nega a assumir suas despesas referentes ao uso da água. Além disso, atualmente três produtores ultrapassam  o limite de área irrigável (12 ha) estabelecidos pelo Regimento Interno. Devido a esses problemas, inúmeras medidas vem sendo tomadas pela Associação em conjunto com a Codevasf, o que tem incomodado aqueles que não respeitam as normas de uso das águas das Adutoras e acabam prejudicando a maioria.

ASSOCIAÇÃO ÁGUAS DO SALITRINHO