Livro conta evolução político-econômica e social de Salgueiro

De autoria de Marcelo Bezerra Soares, o livro "Sertão de Salgueiro" foi lançado dia (23), em evento ocorrido no auditório professor Bezerra Baltar da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). Bastante concorrido, o lançamento estava repleto de historiadores, familiares do autor e outras autoridades. A edição leva o número 39 da coleção Biblioteca Pernambucana de História Municipal do Centro de Estudos de História Municipal (CEHM), unidade da agência.

A publicação foi distribuída em 28 capítulos, com 230 páginas. Ela aborda o ambiente natural inicial do município de Salgueiro, localizado no sertão pernambucano, que englobava as comunidades de Serrita, Verdejante e Cedro. Marcelo Soares mostra o passo a passo da evolução política, social e econômica de Salgueiro, relembrando os tempos do cangaço, a chegada do trem, as indústrias, a presença do coronel Veremundo Soares, entre outros aspectos marcantes da ocupação econômica e da expansão urbana do município. O autor dedicou o livro à esposa Aurinha, presente à cerimônia.

A mesa de abertura contou com a participação do diretor de Estudos e Pesquisas da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, que, na ocasião, representou o presidente da entidade, Gustavo Carneiro Leão. Além dele, participaram o coordenador do CEHM, Miguel Meira, o autor do livro e o historiador Yoni Sampaio, que escreveu comentários na aba do volume. Em sua fala, Maurílio Lima afirmou que apoiar a história municipal é uma das mais importantes iniciativas desenvolvidas pela Agência. Já Yoni Sampaio descreveu o volume como uma importante contribuição de pesquisa para os leitores e estudantes. "Uma fonte de conhecimento da formaçaõ territorial", destacou.

O volume pode ser adquirido no CEHM, na Rua Barão de São Borja, 525, na Soledade, área central do Recife. O coordenador do CEHM, Miguel Meira, informou que com o livro de Marcelo Bezerra Soares a unidade chega a 125 volumes editados, dentro de um programa editorial de incentivo aos historiadores pernambucanos. Está previsto o lançamento de um novo volume no dia 13 de setembro.

Ascom