A diarista Darcicler Lima, que perdeu a casa após um desabamento na última terça-feira na Malhada da Areia, está sendo acompanhada por profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro.
A jovem que mora com o filho de 11 anos, não possui nenhum documento pessoal e por isso não foi inscrita anteriormente em programas como Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família. Após o contato com a equipe do CRAS, já foram dados encaminhamentos para requisição da documentação. “Entramos em contato com a escola onde ela estudou em Belém do Pará para obter informações que possam ajudar nesse processo. Com a documentação em mãos será possível incluí-la em programas sociais do governo federal que darão autonomia para que ela possa recomeçar a vida”, afirmou a coordenadora do CRAS, Eucimara Morais.
Darcicler falou sobre a assistência que vem recebendo do município. “Foi um momento difícil, mas recebi todo apoio do município e graças a Deus agora está tudo bem. Para mim será uma grande ajuda conseguir os documentos, pois terei oportunidade de concluir meus estudos e mais chance de conseguir um emprego formal. Agradeço por tudo que tem sido feito através do CRAS”, afirmou emocionada. Enquanto aguarda os documentos, o município fez uma exceção e aceitou sua inscrição no curso de Pintor de Obras do programa Qualifica Mais e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A coordenadora do CRAS lembra da importância de evitar o assistencialismo em momentos como este. “O essencial neste momento é acolher e empoderar a família. O CRAS é a porta de entrada de diversos serviços e temos uma equipe capacitada com psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais prontos para atender a população”, completou.
Por Fabiana Diniz/SEDES
1 comentário
24 de Aug / 2018 às 07h20
Parabéns!!! Mas, será preciso acontecer quase uma tragédia para ela poder ser vista pelos órgãos responsáveis. Quantas "Dacicler" têm mais por aí na nossa cidade marginalizadas, vulneráveis??? De qualquer forma já pode ser considerado um recomeço para essa senhora e seu pequeno filho. Deus abençoe a todos os envolvidos e possa ajudar num futuro melhor para esse garoto! Ficamos na torcida para que realmente façam a diferença.