Através de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Sobradinho e a Polícia Militar da Bahia será implantado o Sistema de Ensino dos Colégios da PMBA, em uma unidade escolar de Sobradinho. Na semana passada o Prefeito Luiz Vicente Berti se reuniu com o Comandante Geral da PM/BA, Anselmo Brandão, para assinar o termo de gestão compartilhada e conhecer detalhes das instruções do Instituto de Ensino e Pesquisa da PMBA, bem como todas as diretrizes educacionais emanadas de órgãos federais e estaduais, que juntamente com o projeto pedagógico da educação municipal, serão desenvolvidas na unidade de ensino conveniada.
O Comando Geral escolheu Sobradinho para ampliar o sistema de ensino dos colégios da corporação, considerados os melhores da Bahia, com altos índices de aprovação no Enem. A Secretária de Educação Dulcilene Kestering explicou como se deu esta conquista para o município. " Em visita a Sobradinho, o Major Edson Ramos Mascarenhas Júnior, do município de Campo Formoso, juntamente com o Comandante da 96ª CIPM de Sobradinho, o Major Luiz Claudio Pitta, nos apresentou a proposta de gestão compartilhada, despertando nosso interesse. Por recomendação do Prefeito Luiz Vicente Berti visitamos Campo Formoso, que já implantou o sistema em uma unidade de ensino. Também visitamos o Colégio Militar de Juazeiro e ficamos muito satisfeitos com os resultados de aprendizagem, principalmente quando nos foi mostrado o desempenho deles no ENEM, com ingresso dos alunos nas universidades. A partir daí, nos aprofundamos no modelo e planejamos a implantação em uma escola de Sobradinho,"esclareceu a secretária.
A gestora de educação em Sobradinho também visitou uma instituição de ensino, em Salvador, conceituada no modelo de gestão compartilhada. " Esta escola fica em um bairro onde existem muitas famílias em situação de vulnerabilidade social e observamos que a escola oferece aos estudantes um ensino de excelência, estimulando a participação efetiva nas atividades realizadas nesta unidade escolar." Para funcionar em gestão compartilhada, seguindo o modelo militar, a escola deve obedecer alguns critérios: como localização, possuir ampla estrutura física e estar inserida em uma área de vulnerabilidade social.
O Prefeito Luiz Vicente Berti está otimista com a implantação do novo sistema, que já desperta o interesse de pais de alunos de Sobradinho. " As escolas com gestão compartilhada desenvolvem projetos sociais como Cidadão Mirim, Proerd, entre outros. Também são desenvolvidas ações de cidadania, valores morais e éticos, que ajudam no aprendizado escolar e no comportamento do aluno, refletindo positivamente nos índices educacionais e na diminuição da evasão escolar. São escolas conceituadas e bastante procuradas pelas famílias," finalizou o gestor.
Ascom PMS
0 comentários