Um amigo encaminhou-me uma mensagem pedindo minha opinião sobre porque muita gente se esquece do passado e trai descaradamente no mundo político. Por que será que as pessoas que estendemos as mãos são exatamente as pessoas que cometem os maiores desatinos políticos em nome de seus interesses pessoais?
Esse amigo perdeu a eleição no ultimo pleito municipal, devido a ingratidão de antigos inimigos que se tornaram companheiros políticos de momento. Por que tanta gente e mesmo grupos, que da situação de protegidos, na escalada do sucesso, cortam os punhos daqueles que tanto lhe ajudaram a subir? Penso que na política assim como na guerra você não pode estender as mãos, e fazer favores a inimigos políticos ou a mercenários com carapuças de anjo. Mas para exemplificar tal principio contarei pequena história real.
Um dos maiores exemplos da história poucas pessoas conhecem da ingratidão da sorte. Em 28 de setembro de 1918, em plena Primeira Guerra Mundial, o soldado da infantaria britânica de Wellington, Henry Tendey, cometeu esse grave erro de não atender ao principio de que inimigo é sempre inimigo, e pronto! Naquele dia os britânicos ganharam o dia e avançaram cautelosamente contra as trincheiras alemãs, perto da aldeia francesa de Marcoing.
Num determinado momento o soldado Tendey avistou próximo um soldado inimigo, um cabo caído no chão ensangüentado. Teria sido fácil para Tendey eliminar esse inimigo, como já matara tantos naquele dia fatídico. Mas não eliminou o inimigo, desempenhando um papel heróico na batalha, tanto que depois foi condecorado com a Victoria Cross, a mais alta medalha dos tempos de guerra, por sua grande sensibilidade humana. Ele sentiu que jamais poderia disparar contra um homem desarmado, ferido e cansado da guerra.
Pois bem! 22 anos depois já na Segunda Guerra Mundial, enquanto aviões nazistas bombardeavam a cidade de Coventry, onde justamente o ex-soldado Tendey trabalhava como segurança na fabrica de automóveis Triumph, justamente ele rangia os dentes e se lamentava pelo erro que cometera no passado. O cabo que ele não matara era o criminoso Adolf Hitler. O gesto humano de Tendey acabou levando a morte milhões de pessoas, e numa amarga ironia do destino militar, colocou sua própria vida a mercê do monstro, cuja vida ele poderia ter tirado em 1918.
Nos dias de hoje está a acontecer exatamente na política casos parecidos. Mesmos que muitos dos leitores dos meus textos não concordem com minhas opiniões, mesmo assim a conjuntura política na Bahia mudou muito nos últimos tempos e para melhor. Mas os atores desse processo de mudança, não podem cometer esses erros fatais, estendendo as mãos aos inimigos, pensando na eleição próxima. Os exemplos recentes mostram a capacidade de alguns para a traição. A Bahia nos últimos anos foi um celeiro para aquela prima chamada ingratidão.
Tomara que não seja elevado aos postos de poder grupos que representam o passado e a tradição da traição. Pois a historia como é a prova dos nove, ensina que não devemos entregar aos inimigos declarados a chave de nossa casa. E caso tenhamos que emprestar a chave, que no inicio da noite troquemos os cadeados, porque a ingratidão é filha do diabo e sempre aparece no dia seguinte.
Por Genaldo de Melo
15 comentários
18 de Aug / 2018 às 00h39
Imbecil.
18 de Aug / 2018 às 06h36
Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a sua hora,e meu parceiro,o nosso Deus sempre esteve ao seu lado, começa a preparar porque a vitória é nossa em nome de Jesus...
18 de Aug / 2018 às 06h43
Em 500 anos a Direita Judas TemirAUquimiBolsunaruTraira e donos de TV cheios de helicópteros fez uma universidade federal na Bahia. Lula não tem um helicóptero em 8 anos fez 5 universidades federais na Bahia. Trabalhadores Unidos com Lula jamais serão vencidos. A TV eh satanismo
18 de Aug / 2018 às 06h45
Lula melhor presidente. Jesus e perseguido sem crime por Fariseus Moru Judas Temir Bolsunaru Aquimicao
18 de Aug / 2018 às 07h26
Em uma eleição existem adversários políticos ou inimigos políticos? Eliminá-los, matá-los. É isso o que o texto sugere? Caramba!!! E essa comparação com a guerra? Lamentavel. O cidadão tem que entender que os interesses tem que ser pela coletividade, que todos podem e tem o direito constitucional de se tornarem candidatos. Não existe traição na política, mas acerto de contas, principalmente se a aliança foi feita por meio de acordos para benefícios próprios e individuais, houve sim, uma troca de favores em troca de apoio. Esse é o atual sistema político do País.
18 de Aug / 2018 às 07h30
Os Trabalhadores 13 fez Samu e escolas de medicina e Luz para Todos. Confio mas em Lula Trabalhadores porque são melhores. Maligno FHC e Bostanaro e Lucifer so causaram mais pobresa e fome
18 de Aug / 2018 às 07h42
Bom eh Geraldo Jose e blog Brasil247. GLOBO ESCONDE DECISÃO DA ONU, APONTA EQUIPE DE LULA Texto publicado no site do ex-presidente destaca que o Jornal Nacional, na TV Globo, dedicou apenas 15 segundos à notícia mais importante do dia nesta sexta-feira 17: a de que o Comitê de Direitos Humanos da ONU decidiu que Lula tem o direito de disputar a eleição e precisa ter garantidos seus direitos políticos; foram dispensados, em seguida, "45 segundos para uma nota mentirosa do Itamaraty e mais 20 segundos com declarações do ministro da Justiça ofensivas à ONU", diz ainda a crítica; leia a íntegra
18 de Aug / 2018 às 09h25
Parabéns! Bela reflexão!
18 de Aug / 2018 às 10h23
Gostei da reflexão. É de certo aplicada aos dias de hoje. É óbvio que o texto não sugere tirar a vida de seu inimigo numa interpretação atual. O caso é uma narrativa que ocorreu durante a 1ª e 2ª guerras mundiais. Ao contrário da problematização esquerdopata, hoje vemos no cenário político exatamente o mesmo: pessoas que por uma ato de boas intenções colocando o nosso país a tragédia. Exemplo? Lula escolhendo Temer como vice de Dilma!
18 de Aug / 2018 às 10h47
Lula o maior chefe de quadrilha nunca visto na história deste país. Rui Costa na verdade é um verdadeiro "Ruim (que só) Bosta". Basta! Para uma democracia salutar é necessário a alternância no poder senão vira uma ditadura. É sobre LULADRAO ficar livre com uma "liminar" da ONU é mesmo que ficar milionário pelo banco imobiliário. Faça-me uma garapa, por favor.
18 de Aug / 2018 às 12h33
POR ISSO MESMO, VOU DO NOVO E DO LIMPO; TARGINO GONDIM. LEAL, HUMILDE, LEVA O NOME DE JUAZEIRO AONDE CANTA E VAI. MASSA, TARGINO.
18 de Aug / 2018 às 15h20
SE LULA TIVESSE INVESTIDO NA EDUCAÇÃO DO POVO BRASILEIRO AO INVÉS DE FAZE-LO DE TROUXA,ROUBA-LO E MANDAR NOSSO DINHEIRO PARA CUBA,A ESTA ALTURA O NOSSO POVO SABERIA INTERPRETAR QUE,NA ORDEM DAS COISAS,NO CASO DELE,LULA,ESTA PALHAÇADA DA ONU,QUE PERDEU UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE CALAR A BOCA,VALERIA MENOS QUE UMA NOTA DE 3 REAIS.A ENGANAÇÃO DA ONU É UM AUTENTICO PEGA TROUXAS,NÃO MUDA COIS ALGUMA É UMA LOROTA PRA FICAR NA HISTORIA,PORQUE A ONU NÃO SE METE COM A VENEZUELA,CUBA,SIRIA,EI E OUTROS MAIS ?O BRASIL AINDA NÃO É UMA ZONA,COMO QUER O PT,ONDE CADA UM FAZ O QUE QUER.LULA CONTINUARA PRESO
18 de Aug / 2018 às 18h57
Pitu...Pitu, o cara ta certo, ainda tá pra nascer um político que mereça 100% de confiança, principalmente nesse País. Hoje em dia, Filho não considera Pai, Irmão não considera Irmão, quanto mais político considerar eleitor, otários são os que brigam por esses caras.
19 de Aug / 2018 às 14h38
As pessoas não entenderam que os políticos é que devem ficar agradecidos com o voto depositado neles e não o povo ficar agradecido pelo que o político fez pois esse é o trabalho dele e não um favor!
19 de Aug / 2018 às 20h42
Esse admirador de Fidel Castro, comunista juramentado, não engana ninguém com essa sopa de letrinhas.