Com um acordo assinado na última terça-feira (14), em Brasília, entre o Governo da Bahia, a prefeitura de Paulo Afonso e três entidades do governo federal, recursos da ordem de R$45 milhões serão viabilizados para a reforma e ampliação do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), instalado no município do norte baiano. Com o investimento, a unidade, que foi vistoriada nesta quinta-feira (16) pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ganhará 30 leitos de Terapia Intensiva (UTI), novo centro cirúrgico, emergência, dentre outras instalações.
A unidade é referência para 800 mil habitantes e abrange áreas dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. De acordo com Fábio Vilas-Boas , que participou da negociação ao lado do reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Jiulianeli Tolentino, a unidade encontra-se em processo de federalização e transformação em hospital universitário. Atualmente ainda é mantido pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), mas desde 2015 foi transferida a titularidade para a Univasf a fim de que progressivamente a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assuma a gestão.
Na avaliação de Vilas-Boas, a expansão dos cursos de medicina em universidades federais na Bahia gerou a necessidade de adequação e ampliação de hospitais para absorver essa demanda. "O Estado está profundamente comprometido com a descentralização da assistência ao construir e ampliar unidades na capital e no interior, além de firmar contratos com entes públicos, filantrópicos ou privados para a expansão dos serviços", afirma o secretário.
O projeto da reforma, contratado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), já foi concluído e entregue à Univasf que deverá proceder à licitação e contratação da obra até dezembro desse ano. Além dos 30 leitos de UTI no Hospital Nair Alves de Souza, outros 10 leitos de terapia intensiva estão sendo implantados no Hospital Municipal de Paulo Afonso. Nela, o Governo do Estado está aplicando cerca de R$ 3 milhões. O município sairá da total ausência de leitos de UTI para 40, suprindo a demanda da região.
"Estamos trazendo para Paulo Afonso a estrutura de saúde que o município precisa. Quando o Hospital Nair Alves de Souza foi criado ele era suficiente para cuidar de todos na cidades, mas a população cresceu e a unidade não dá mais conta. Com essa ampliação teremos um hospital maia resolutivo capaz de atender às demandas além de ser uma unidade de ensino e de produção de ciência", destacou Fábio Vilas-Boas.
Secom Bahia
0 comentários