Três candidatos a deputado federal considerados fortes da base do governador Rui Costa (PT) pode ficar de fora da disputa eleitoral de outro. O motivo é que integrantes da própria base petista dizem que eles estão inelegíveis e, com a promessa de maior rigor nas eleições deste ano, devem ser barrados.
Os nomes apontados são o do deputado federal Luiz Caetano (PT), do ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PcdoB) e da ex-presidente da União dos Municípios da Bahi (UPB) Maria Quitéria.
Os dois primeiros seriam barrados pela Lei da Ficha Limpa por serem condenados em segunda instância. Pela legislação, eles são considerados fichas-sujas e não podem conseguir o registro de candidatura. Até mesmo a possibilidade de conseguir o registro por meio de liminar é considerada remota pelos próprios aliados.
Já Maria Quitéria seria impedida de disputar a eleição por só ter deixado a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) no último dia 3. Pela legislação eleitoral, dirigentes de organizações bancadas pelo governo devem se afastar do cargo seis meses antes da eleição.
A FLEM, contudo, é uma organização privada sem fins lucrativos, e, pelo argumento de Quitéria, não se encaixa na restrição. Entretanto, a FLEM tem 95% de seu orçamento depende de contratos com o governo. Assim, seria uma instituição que necessita do governo para sobreviver, o que poderia levar ao impedimento da ex-presidente da UPB.
Dos três casos, o de Caetano é considerado o mais delicado. Ele foi condenado em segunda instância por irregularidades na contratação da Fundação Humanidade Amiga (Fhunami), quando era prefeito de Camaçari.
Fonte: G8news
11 comentários
11 de Aug / 2018 às 11h36
A notícia demorou a circular mas finalmente o dia 15 está próximo e aí o povo saberá a verdade sobre os embusteiros fichas-sujas que não poderão disputar a eleição. O dinheiro do povo de JUAZEIRO vem sendo gasto desavergonhadamente por esse VAQUEIRO DE ARAQUE para viabilizar um mandato que serviria apenas de escudo para livra-lo das dezenas de processos que aguardam julgamento. Politico de carreira curta e um prontuário de desmandos públicos de fazer vergonha à todos que tomam conhecimento. É INELEGIVEL pois é condenado em segunda instância e tanto o TSE como a PGR serão implacáveis. Viva a F
11 de Aug / 2018 às 11h54
tchau tchau tchau Isac de Carvalho. kkklkkkkkkkk
11 de Aug / 2018 às 13h57
Juazeirenses esta nossa justiça não é confiável. Vamos barrar este arrogante forasteiro raivoso é nas urnas.Vamos dizer um não bem grande.volte pra onde você veio.
11 de Aug / 2018 às 14h32
Há muito sabíamos disso, ou melhor, há muito que Luiz Fucks deixou muito claro esta situação. Se alguém não acreditou é por não quis acreditar no Presidente do TSE.
11 de Aug / 2018 às 14h38
Vem mais bronca ai bem pior que os processos que ele enfrenta atualmente. A defesa Civil que o diga hem.
11 de Aug / 2018 às 14h45
Esse Luiz Caetano é mais sujo que pau de galinheiro, e não é de agora, mas sempre conseguia registro, porém com a lei da ficha limpa, ele se sujou de vez
11 de Aug / 2018 às 17h26
valeu boi
11 de Aug / 2018 às 18h57
Aqui em meu bairro tá um luxo só eu agradeço é a Deus por ter iluminado esse homem em entrar na política. Que Deus abençoe todos os responsáveis pela essa belíssima obra.
11 de Aug / 2018 às 19h02
Rapaz meu bairro aqui ficou muito bom todo saniado e agora calcaram todas as ruas. Parece até um sonho nos somos muito humilde aqui agente vive com dificuldade pra falar a verdade nunca pensei que o prefeito ia calçar o nosso bairro.
11 de Aug / 2018 às 22h05
PIOR que isso é o deputado da Operação DETALHES querer a reeleição. Acusado de peculato, formação de quadrilha e desvio de dinheiro público. Tudo isso provado. É pouco ou quer mais???
13 de Aug / 2018 às 12h37
até que fim esse ex-prefeito caiu ! já era hora , ficou inelegível pois é ficha suja kkkkkk. e sua turminha também vai cai.