Os carros são os maiores vilões na poluição. Incentivar o uso de transporte não motorizado está entre as principais soluções sustentáveis para desafogar o trânsito e reduzir o impacto ambiental.
O uso de ciclovias tem se tornado uma alternativa cada vez mais útil à mobilidade urbana, ao bolso, ao tempo, à saúde e ao meio ambiente. Grandes metrópoles que adotaram o uso das bikes como meio transporte têm colhido excelentes resultados e ganhado grande número de adeptos.
Motivados com estes números positivos leitores deste Blog cobram das autoridades de Juazeiro e Petrolina construção de novas ciclovias e ampliação.
Amsterdã (Holanda), por exemplo, é considerada a melhor cidade do mundo para se pedalar. Diariamente, cerca de 40% da população utiliza a bicicleta para trabalhar, 40% o transporte público e só 20% o carro. Um cenário de sonho para qualquer cidade que sofre com problemas de mobilidade urbana.
O uso de bicicleta aqui no Brasil ainda é visto como um tímido agente transformador da mobilidade urbana sustentável. Entretanto, seus benefícios são muitos: diminui o número de carros nas ruas e, consequentemente, os congestionamentos e os índices de poluição; gera autonomia e facilidade de deslocamento; tem baixíssimo impacto poluidor na construção das vias; aumenta a qualidade de vida dos adeptos; e reduz o stress, dentre outros.
Uma leitora do Blog, que pediu para não ser identificada aponta que "na Orla Nova de Juazeiro foi feita uma ótima ciclovia para aqueles que optam pela bike".
"No entanto, gostaria que a prefeitura fizesse continuação da mesma em toda a parte de cima da Orla. Verifico nos últimos tempos um crescente uso de bicicletas em nossa cidade, mas não há estrutura em toda a Orla para os ciclistas. Ficamos inseguros por estarmos a mercê de motoristas mal-educados. Não é atrativo trafegar na parte de baixo, no Parque fluvial, pois há muitos pedestres. Portanto, nossa cidade precisa de investimentos e planos estruturais para implementação de Ciclovias nas principais vias de Juazeiro", disse a leitora.
Em Petrolina, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, na orla a ciclovia deve ser entregue para a população no mês que vem, dentro das comemorações pelo aniversário da cidade.
Redação Blog Foto: Arquivo
3 comentários
09 de Aug / 2018 às 17h28
Infelizmente estamos em uma cidade que não tem o mínimo de atenção e estrutura para nós ciclísta , agora com 33 anos de idade e praticante do esporte a cerca de 23 anos e nativo dessa cidade , posso com toda autoridade dizer a nossa sempre comandada pelo alto feudo e da pequena parte que e detentora do poder capital desse município , estamos em breve a chegar aos 12 anos de mandato de uma só família , a Juazeiro de antes e de hoje e a mesma ,do parabéns pela orla mais posso citar a Ba 210 do ceasa até o bairro tabuleiro que tenho quase certeza que ali tivesse uma ciclovia que tivesse a ser fei
09 de Aug / 2018 às 17h33
Mais e ai Cade o gato comeu a ciclovia , porque todas as obras do estado na capital por está em baixo dos olhos do governo todas as novas avenidas tem ciclovia , só pesso que nos respeitem mais a todas ao poder público que nós deixam ao mercê da sorte em ter que disputar vaga com um bando de retardados que se acham donos da rua com suas cápsulas ambulantes !!!!
09 de Aug / 2018 às 21h42
A situação em Juazeiro é muito mais crítica do que em Petrolina, não temos nem uma ciclovia de verdade, temos uns pedacinhos de pista que parece ter sido feito só p tirar foto. Infelizmente ciclista em Juazeiro é obrigado a disputar espaço com carros e caminhões nas BRs estreitas que cortam a cidade.