O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli foi eleito hoje (8) pelo plenário para ocupar o cargo de presidente da Corte a partir do próximo mês. A votação foi feita de maneira simbólica porque Toffoli é o vice-presidente da Corte e já ocuparia o cargo, conforme o regimento interno do STF. Toffoli entrará no cargo atualmente ocupado pela ministra Cármen Lúcia, que está há dois anos na presidência do STF e não pode continuar no posto. O novo vice-presidente será o ministro Luiz Fux. Eles tomarão posse no dia 13 de setembro, e o mandato é de dois anos.
Após a votação, Toffoli agradeceu aos colegas e disse que terá grandes desafios à frente do tribunal e do Judiciário brasileiro. "A responsabilidade neste encargo é enorme, os desafios são gigantescos, mas, se por um lado, temos essa dificuldade, até pela gestão tranquila e firme que Vossa Excelência [ministra Cármen Lúcia] teve nestes dois anos tão difíceis pela nação brasileira, com tantas demandas chegando a este STF e ao Conselho Nacional de Justiça, por outro lado, é muito facilitado”, disse Toffoli.
Toffoli tem 50 anos e foi nomeado para o STF em 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de chegar ao Supremo, o ministro foi advogado-geral da União e advogado de campanhas eleitorais do PT.
Agencia Brasil
3 comentários
08 de Aug / 2018 às 19h06
LEMBRADOR, não tem carreira junto ao judiciário, JÁ MAIS ocupou cargo público POR mérito ou concurso, só pra contraria FEZ ALGUNS pra JUIZ e tomou PAU em todos. NUNCA FOI e não teve um BOM desempenho na carreira privada como ADEVOGADO. FOI nomeado pela OCRIM do PT pra defender interesses de BANDIDOS do PT. AINDA hj paga pela sua nomeação haja visto o HC de Dirceu seu ex chefe condenado em VÁRIAS instâncias, só pra lembra a vcs sociopata, foram 14 JUÍZES que o condenaram.
09 de Aug / 2018 às 07h41
Agora, sim, a cambada dos políticos desonestos estarão representadas!!!
09 de Aug / 2018 às 10h31
É A RAPOSA PRESIDINDO O "GALINHEIRO!"