A 129º edição da Caravana da Saúde aconteceu nesta quarta-feira (08), na Unidade Básica de Saúde do Bairro Maringá. Ao todo, 216 pacientes tiveram atendimento médico especializado e realizaram exames. Dentre as especialidades estavam ortopedia, cardiologia, ginecologia, odontologia, orientações nutricionais, psíquicas e realização de eletrocardiograma e exames laboratoriais.
Mesmo sendo um programa de governo criado em 2016, ainda existe paciente que busca pela primeira vez o atendimento. A dona de casa Rosana de Oliveira afirma que por algumas vezes as equipes estiveram a convidando para a realização dos exames e a mesma não ia. “Eu nunca vim para a caravana, mas hoje falei comigo mesmo, vou lá ver se isso é verdade mesmo e me surpreendi. Cheguei um pouco antes de oito horas, fiz exame de sangue, fui ao ortopedista, já estou com a guia de retorno e vou passar pelo clinico geral. Esse programa realmente atende à população”, pontuou.
Uma equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) realizou atendimento nutricional, psicólogas também estiveram fazendo o acolhimento e atendimento ao público. Uma equipe de saúde bucal orientou as crianças e também adultos sobre a importância e a maneira correta para escovar os dentes e mantê-los limpos e saudáveis. O Estação Cidadania levou atualização do Bolsa Família e orientações sobre programas sociais, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).
A Caravana da Saúde tem como finalidade estar próximo e levar mais conforto a quem necessita de atendimento especializado a exemplo de Leozina Maria Rodrigues de 68 anos que foi acompanhar o marido na consulta com a cardiologista. “Sempre venho com ele aqui no posto quando tem caravana. Gosto muito porque não precisamos ir até ao centro da cidade para ser atendido e tudo que vem para a saúde é bom”, explicou.
A Secretaria de Saúde Fabíola Ribeiro acompanhou e ressaltou a importância da gestão municipal manter os atendimentos especializados à população. “É um programa que deu certo, atende à população que necessita de atendimento médico especializado, perto de casa. Nossos esforços são para garantir o mais eficaz e satisfatório atendimento aos munícipes”, pontuou.
Débora Sousa/SESAU
1 comentário
09 de Aug / 2018 às 06h34
"reajuste nas tarifas de água, esgoto, IPTU e na própria taxa do lixo"