A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), através de um convênio firmado entre a Universidade de Pernambuco e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), passará a receber alunos de enfermagem e fisioterapia para o Estágio Supervisionado II a partir deste semestre.
A conversação já existe há um tempo, quando alguns campos de prática foram identificados na região, sendo um deles a UPAE. "Entendemos que a Unidade oferece um espaço muito rico para o aluno, até pelo próprio perfil do serviço que oferece. Fizemos muitas visitas técnicas à Unidade com os estudantes, até que agora surgiu efetivamente a oportunidade", comemora a docente do curso de enfermagem, Gerlene Lira.
Os benefícios são muitos. "Ganha o aluno com a qualificação, o preceptor que irá se aprimorar para orientar o estudante, a instituição que poderá ter esse aluno retornando ao serviço já preparado sob o olhar da própria equipe e a população através do atendimento diferenciado", acrescenta a profissional.
Dessa forma, a Unidade começa a atuar como instituição pública de assistência à saúde que também visa o ensino e a pesquisa. "Essa é uma preconização do próprio IMIP. Já temos experiências semelhantes em outras áreas e agora, oficialmente, seremos campo de prática para mais dois cursos, então temos que comemorar", garante a coordenadora geral, Grazziela Franklin.
Nos dias 01 e 02.08 aconteceu um treinamento para os preceptores de enfermagem e nos dias 10 e 11 será a vez do treinamento dos preceptores de fisioterapia. Nesse momento os profissionais aprendem como funciona o estágio curricular na UPE, como é a dinâmica e as formas de avaliação. "O próximo passo é receber os alunos", informa Gerlene.
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
0 comentários