Aconteceu nesta sexta (03) e sábado (04) o I Encontro de Comercialização em Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar, em Juazeiro (BA), realizado pela Central de Comercialização da Caatinga com o importante apoio do Projeto Bem Diverso/Embrapa/PNUD e diversos parceiros. Na pauta, as estratégias de comercialização, desenvolvimento e pesquisa, implantação de um Núcleo de Certificação Agroecológica Participativa (Rede Povos da Mata) no TSSF, bem como o aprimoramento da gestão das cooperativas e a agregação de valor aos produtos da biodiversidade.
Presentes no evento mais de 30 cooperativas de agricultores familiares, de todo Estado da Bahia, as equipes do Projeto Bem Diverso/PNUD, da Embrapa Agroindústria/Rio de Janeiro, Central do Cerrado, Central de Comercialização Conexão Solidária, OCEB/BA, Rede Povos da Mata/Ecovida, IRPAA, SEBRAE, Pró-Semiárido/CAR, Bahia Produtiva/CAR e ADEAP/Prefeitura Municipal de Juazeiro, entre outros.
A CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DA CAATINGA é uma articulação de organizações socioeconômicas de agricultores e agricultoras familiares do semiárido brasileiro, que organiza a comercialização dos produtos e serviços da agricultura familiar agroecológica. A estratégia da referida organização é fortalecer a economia solidária, buscando novas possibilidades de inserção mercantil dos produtos da agricultura familiar e promover a incorporação da dimensão espacial/territorial para a construção e ampliação das relações por meio do aumento e diversificação da oferta e da circulação de produtos de outras regiões, sobretudo as relações mercantis dos(as) agricultores(as) familiares, com as cadeias integradas e com redes regionais de produção, distribuição e consumo de alimentos.
"Precisamos ter esse diálogo mais próximo entre as cooperativas e os parceiros para colocarmos a maior quantidade de produtos no mercado", defende o presidente da Central da Caatinga, Adilson Ribeiro.
Ascom Central da Caatinga
1 comentário
07 de Aug / 2018 às 22h42
Só tô vendo comunista aí.