A dona de casa Josilene dos Santos, que aguardava por uma cirurgia cardíaca há sete anos, morreu na quinta-feira (2), em Juazeiro (BA). Diagnosticada com com miocardiopatia, doença que compromete o funcionamento do miocárdio, músculo do coração, ela teve quatro paradas cardíacas e não resistiu.
Josilene passou mal na tarde de quarta-feira (1º) e foi socorrida por familiares, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com a demora da chegada da ambulância, um vizinho a levou até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde foi atendida.
Na unidade, Josilene foi medicada, mas sofreu quatro paradas cardíacas e morreu na manhã de quinta-feira. A dona de casa, que foi sepultada no mesmo dia, deixou sete filhos.
Há sete anos, quando descobriu a doença, Josilene procurou a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) para tentar agendar uma cirurgia prescrita pelo médico, no entanto, foi informada de que o procedimento só poderia ser realizado em Salvador.
De acordo com a mãe da paciente, Maria Josélia dos Santos, a Sesau informou que ela teria que aguardar o surgimento de uma vaga em um hospital da capital. Ainda segundo ela, Josilene chegou a procurar a Secretaria por diversas vezes, mas não obteve notícias sobre o encaminhamento da cirurgia.
"Em todos esses anos a gente se bate, procura, vai em um canto, vai em outro e nada. É muita revolta, a gente paga nossos impostos, mas na hora da doença não tem médico, não tem quem ajude, não tem quem faça nada. Agora, minha filha se foi e deixou os filhos aí", disse.
Em nota, a Sesau lamentou a morte da dona de casa e se solidarizou com a família. O órgão disse, ainda, que a cirurgia que ela precisava não poderia ser feita em Juazeiro, que já tinha encaminhado a solicitação do procedimento para Salvador e esperava uma vaga em um hospital de referência para alta complexidade.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por sua vez, informou que, como a paciente não estava internada em uma unidade de saúde, caberia ao setor de Regulação de Juazeiro encontrar uma vaga para ela na capital.
Foto: Reprodução/TV São Francisco)
10 comentários
03 de Aug / 2018 às 11h58
Com a Palavra o MP que está calado e Omisso, ou será que estão presos a essa Gestão. Meu Deus o que está acontecendo em Nosso Município? Até quando vamos ficar assistindo as pessoas perderem suas vidas pelas Omissões dos Órgãos Públicos que são pagos para Fiscalizar e Punir esses fatos Absurdos. tem alguma coisa errada aqui em Juazeiro. Cadê a Câmara de Vereadores que estão presos a essa Gestão por algum motivo? Cadê a População que não se manifesta nas Ruas? Temos a chance de Banir todos esses Vermes que Administram a cidade que está com Medo, Suja, Doente e sem Alegria. Banir esse Vermes.
03 de Aug / 2018 às 12h00
Nessas horas que uma crônica fiel e de contundência forte do professor Otoniel Gondim tem que aparecer no Blog. A cidade pegando fogo e cadê você, amigo Gondim?
03 de Aug / 2018 às 12h54
Este é o governo da esquerda, inauguram os postos de saúde, porém seu povo morre à míngua. Elejam Isaac, Roberto Carlos, Zó e Rui Costa pra ver mais!
03 de Aug / 2018 às 12h57
O povo pobre brasileiro tá sendo tratado como animais de abate, sendo sacrificado nos grandes matadouros chamados de Hospitais Publico, maldito governo, e o pior é que não temos escolhas. São todos farinha do mesmo saco.
03 de Aug / 2018 às 13h19
Meu Deus. Que descaso com a saúde do Povo.
03 de Aug / 2018 às 14h06
Ai e pra nós saber que não temos representantes, eu vi a entrevista Ba TV ela fazendo a pelo, e pra nós esse ano e nas urnas e fazer 00000 e confimar pois nao temos politicos de confiança eles so pensa neles mesmo. Ja tão ai nas Rua fizendo que vai fazer isso e aquilo mais é só enganaçao não vamos ser mais ser besta eu nao voto em neum. Nao São digno do meu voto.
03 de Aug / 2018 às 14h16
Como tem gente besta que vem comentar nesses blogs... "GUILHERME UCHOA" crônicas de seja lá quem for não vai resolver nada não, o que resolve é uma manifestação nas ruas sem medo!
03 de Aug / 2018 às 16h59
VI A REPORTAGEM NA TV FIQUEI REVOLTADO. SAO 7 ANOS ESSA SENHORA SOFRENDO SEM QUE O MUNICIPIO DE JUAZEIRO DESSE ASSITENCIA. OU SEJA DESDE O PRIMEIRO MANDATO DO VAQUEIRO, QUE ELA VEM LUTANDO JUNTO A SECRETARIA DE SAUDE PARA FAZER SEUS PROCEDIMENTOS. AGORA MORRE UM SENHORA POBRE E HUMILDE COM FILHOS PARA CRIAR, GRAÇAS AOS QUE MANDAM, COMANDAO, E DESMANDAM EM TODA JUAZEIRO.CERTAMENTE DEVE TER DIVERSOS SOFRENDO SEM ASSISTENCIA A SAUDE. É REVOLTANTE. AGORA PORA ENVIAR CARAVANA PRA SALVADOR, SÃO PAULO, BRASILIA,PARA PALESTRAS , TEM RECURSOS .PARA SAUDE DO POVO HUMILDE ,SOFREDOR NÃO
03 de Aug / 2018 às 18h40
Agora família deve processar o município pra que paga uma indenização pra que no menos os filhos dessa senhora tem algo pra sobreviver e presta uma queixa pra poder que cometeu essa omissão seja punido pra tomem vergonha na cara pra que isso não torne acontecer por que já começou o jogo de empurra empurra do estado e município com a palavra o senhor Prefeito e secretaria de saúde?
04 de Aug / 2018 às 17h27
É muita incompetência envolvida. Esse pessoalzinho da secretaria de saúde de Juazeiro se for muito cobrado passam a ignorar e perseguir. Até quando? Basta!!!!!!!!!